Centro de Vacinação Covid quase concluído


Tendo em atenção a evolução da situação epidemiológica do Covid-19, a Câmara Municipal elaborou um novo Plano de Contingência para esta nova fase, definindo medidas preventivas, de acompanhamento e monitorização da situação evolutiva, divididas em três áreas de ação - medidas de saúde pública, medidas de mitigação económica e social e medidas de vacinação. 


No seguimento deste novo Plano de Contingência, está já em fase de conclusão a instalação em Vizela de um Centro de Vacinação COVID, inserido do Plano de Vacinação Covid-19, que ficará localizado em frente ao edifício do Centro de Saúde. 

Assim, ontem à tarde, o Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos diretores das duas unidades de saúde familiar do Centro de Saúde, visitou a instalação do Centro de Vacinação COVID, que deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas, de acordo com a estratégia do Plano de Vacinação Covid-19, a saber: 

· Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: 

· Insuficiência cardíaca 

· Doença coronária 

· Insuficiência renal (Taxa de 

Filtração Glomerular < 60ml/min)

 · (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração. A estrutura do centro de vacinação COVID será montada numa tenda com 10mx17m, em frente ao edifício do Centro de Saúde de Vizela, com: 

 · instalação de uma receção; 

· instalação de sala de vacinação com quatro postos para o efeito; 

 · instalação de gabinete médico; 

 · instalação de gabinete de preparação de vacinas; · instalação de um contentor (fora da tenda) para casas de banho femininas e masculinas. 

A decisão de instalação do Centro de Vacinação junto ao edifício do Centro de Saúde prende-se com o facto de haver uma maior proximidade dos profissionais médicos, existindo assim um maior apoio médico, em particular dos médicos de família dos utentes, promovendo um melhor atendimento, mais pessoal e personalizado. Outros dos factos que pesaram nesta decisão da localização do Centro de Vacinação traduz-se na importância de passar uma mensagem de segurança, em especial aos mais céticos, para que entendam que este é um processo completamente seguro, da responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde. 


Partilhar