Espólio com mais de seis mil fotogramas


A Câmara Municipal de Guimarães adquiriu (à antiga Foto Simão) um espólio fotográfico com mais de seis mil fotogramas de vários formatos, referente aos anos 60 e 90 à empresa José Carlos Moreira Fotografia. Foi um processo moroso e delicado, que se arrastou por mais de uma dezena de anos, concretizado devido à grande sensibilidade do seu sócio gerente, que garantiu a preservação destes negativos, impedindo a sua destruição, cedendo agora ao Município de Guimarães para garantir a sua preservação. 

Para a Vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, “esta foi uma aquisição que me deixou extremamente feliz, pois sabia da sua existência há algum tempo, sendo trabalhada pelos nossos técnicos há alguns meses, pois o seu valor é inestimável e retrata muito bem as vivências do nosso Centro Histórico, com o edificado e as pessoas a terem uma grande predominância, o Vitória Sport Clube, a revolução do 25 de Abril e as suas posteriores convulsões sociais e muitas outras instituições e pessoas da nossa cidade. Temos aqui uma excelente base para uma melhor compreensão da segunda metade do século XX em Guimarães, permitindo múltiplas atividades que podem ser realizadas”. 

 Estes fotogramas são uma parte do espólio da antiga Foto Simão, realizados durante 40 anos e focam vários temas da vida Vimaranense, com um grande destaque para o seu Centro Histórico classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Esta aquisição vem colmatar um grande vazio que existia na história fotográfica de Guimarães, pois eram poucas as imagens deste período que retratavam a vida das pessoas e das instituições desta cidade. 

O espólio ficará integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, devendo ser agora alvo de restauro e devido tratamento pelos seus técnicos, sendo posteriormente disponibilizado a todos os que assim o desejem.

Partilhar