Fórum do Ambiente

Porto e Guimarães organizam,

em parceria, a reunião do Fórum do Ambiente da Rede Eurocities, que acontece nos dias 28 a 30 de abril, excecionalmente em formato online face ao atual contexto pandémico.


No encontro – intitulado “As Pessoas e o Planeta para uma transição verde” - cerca de 200 técnicos e decisores de municípios de toda a europa irão debater como poderá ser usado o pacote de recuperação económica no processo de transição para uma sociedade mais sustentável a partir das cidades, mais justa e respeitadora dos limites ecológicos do Planeta. 

Para dar o mote para os debates, o encontro conta com os investigadores Derk Loorbach do DRIFT – Instituto de Investigação para a Transição e Katherine Richardon do Centro de Ciência da Sustentabilidade da Universidade de Copenhaga. Katherine Richardon lançará o tema dos limites do planeta e Derk Loorbach apresentará o conceito de gestão da transição para uma sociedade mais sustentável.

Estas ideias estarão no centro do debate político esperado durante o encontro, no qual participarão Filipe Araújo, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e Chair do Fórum Ambiente do Eurocities, bem como Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães com o Pelouro do Ambiente. Pretende-se apurar de que modo as estratégias de recuperação das cidades podem ser usadas para trazer uma mudança real com impacto positivo na vida das pessoas, no ambiente e na economia em vez de tentar regressar celeremente à situação pré-pandemia.

Durante o evento, as cidades coorganizadoras terão a oportunidade de partilhar com os seus congéneres europeus o trabalho que têm vindo a desenvolver nas áreas da economia circular, da ambição climática, das soluções inspiradas na natureza, entre outros.

O Fórum Ambiente do Eurocities é um encontro anual de partilha, colaboração e afirmação do fundamental papel das cidades na transição para a sustentabilidade junto da União Europeia. Recorde-se que o Vice-Presidente do Município do Porto é o presidente do Fórum do Ambiente da Rede Eurocities desde novembro de 2018 e que as cidades do Porto e Guimarães são dos membros mais ativos do Fórum, com Guimarães a assumir a copresidência de um dos Grupos de Trabalho deste Fórum “Áreas verdes e Biodiversidade”.

No arranque do Fórum, o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, desejou que este encontro “seja enriquecedor e inspirador, através do exemplo das práticas de cada uma das cidades, e que no final do mesmo saibamos ainda melhor o caminho a percorrer”. Por sua vez, o Vice-Presidente do Município do Porto, Filipe Araújo, enalteceu “o forte compromisso de diversas cidades europeias rumo à neutralidade carbónica, num combate exigente contra as alterações climáticas, que respeita a capacidade ecológica do Planeta, mas que tem de ser socialmente justo”.

A Rede Eurocities agrega as principais cidades europeias, com a principal missão de partilhar conhecimento, intercambiar ideias e influenciar as instituições da União Europeia a dar a resposta adequada a assuntos que influenciam o dia-a-dia dos cidadãos europeus, através de legislação que permita aos governos locais abordar de forma efetiva vários desafios estratégicos ao nível local.

Partilhar