O que muda a partir desta segunda-feira


A terceira fase do desconfinamento começa esta segunda feira (19) com várias permissões:

 AULAS

A terceira fase prevê o regresso dos cerca de 300 mil estudantes do ensino secundário e dos quase 400 mil do ensino superior. Neste caso, uma vez que as universidades e os institutos politécnicos têm autonomia para decidir, pode não haver mudanças.


LOJAS

Vão reabrir todas as lojas e centros comerciais, mantendo-se na mesma as restrições para o número de clientes permitidos.


RESTAURAÇÃO

Nos restaurantes, cafés e pastelarias, no caso dos concelhos que avançam no desconfinamento, já será permitido a partir desta segunda-feira o consumo no interior (quatro pessoas por mesa no máximo), sendo que nas esplanadas o máximo passa para seis pessoas. Estes estão abertos até às 22.30 nos dias de semana ou até às 13.00 nos fins de semana e feriados.

Cultura

No setor cultural, a terceira fase de desconfinamento implica a reabertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos, sempre com lugares sentados e mantendo-se as regras de distanciamento.

Casamentos

casamentos e batizados podem realizar-se com 25% da lotação do espaço.

Desporto

Estão autorizadas a partir desta segunda-feira as modalidades desportivas de médio risco e a atividade física ao ar livre até seis pessoas.

Partilhar