Arquivo Municipal de Guimarães assinala 90 anos


Lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos de 2021 que contará com a presença e apresentação dos artigos pelos seus autores. Em 27 de Junho de 2021 celebram-se os 90 anos de fundação do Arquivo Municipal de Guimarães, designado, desde 1952 de Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em memória do seu patrono. 

Este é um Arquivo de carácter singular no seio dos Arquivos Municipais portugueses, além de ter sido criado por decreto (nº 19.952 de 1931), foram-lhe atribuídas funções análogas à de um Arquivo Distrital na área correspondente ao concelho de Guimarães. 

A sua inauguração ocorreu dois anos mais tarde, em 14 de outubro de 1934, no antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente encontra-se instalado na denominada Casa Navarros de Andrade. 

Esta celebração conjunta, que já se iniciou, será assinalada por iniciativas on-line, pelo lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos de 2021 que contará com a presença e apresentação dos artigos pelos seus autores, por conferências, entre outras atividades com as quais pretende-se promover a interação com o meio social envolvente e contribuir para o conhecimento e divulgação da História, da Cultura e do Património.

Partilhar