Inauguração do Parque de Lazer de S. Faustino

Recuperação de um espaço rural que estava ao abandono. Novo Parque de Lazer no concelho de Guimarães tem uma extensão de 2,5 hectares. 


O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou este sábado – Dia Mundial do Ambiente – o Parque de Lazer de S. Faustino, uma “obra há muito desejada pela população”, como referiu o presidente da Junta da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino, Carlos Sousa. Este novo parque de natureza e de lazer, com 2,5 hectares, contempla uma ampla área verde, com zonas de miradouro e extensas vistas sobre a paisagem natural e vegetação autóctone, alimentada por cursos de água naturais e dispersos que correm entre taludes e escarpas. Está equipado com parque infantil, zona de merendas, equipamentos de ginástica e ainda uma área de desportos tradicionais, num investimento da Câmara Municipal de Guimarães. 

 Domingos Bragança destaca que se trata de “um parque de lazer de referência” para servir a comunidade e as freguesias circundantes. “Desejo que seja um parque comunitário, para usar por todos e com respeito pela sua preservação. Aqui está representada a natureza na sua essência, com espécies arbóreas, uma ampla zona verde e linhas de água. Convido todos os vimaranenses a utilizarem este Parque porque merece ser visitado e utilizado”, salientou o presidente da Câmara, enaltecendo a equipa da autarquia que desenvolveu o executou o projeto, numa sessão que contou ainda com as presenças da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira e do Presidente do CA da Vimágua, Armindo Costa e Silva. Com a inauguração de um novo espaço de lazer no concelho de Guimarães, Domingos Bragança reforça a estratégia da autarquia no caminho do desenvolvimento sustentável, fazendo jus ao desígnio que começou a traçar em 2013. “Desde que assumi a presidência da Câmara que o meu foco é o caminho do desenvolvimento sustentável e criar as melhores condições para os vimaranenses viverem em harmonia com a natureza. Este é o caminho que continuamos a construir de uma forma sustentada, despertando também a população para a uma forte consciência ecológica e isso é ser um Eco Cidadão, desde as crianças aos adultos. 

É fundamental criar hábitos saudáveis e mudar comportamentos para proteger e defender o nosso património natural. Sentimos que este modelo de governança é já uma referência de Guimarães”, salientou Domingos Bragança. O novo Parque de Lazer de S. Faustino nasceu em “terrenos que estiveram escondidos durante décadas, sob um imenso silvado”, lembrou Elisabete Gomes, secretária da Junta de Freguesia. 

“Hoje todos nos rendemos e aqui está a verdadeira obra de arte, o exemplo de recuperação de um espaço rural ao abandono, moldado pelo pensamento humano, arquitetura, engenharia e sobretudo pelas mãos trabalhadoras de todos aqueles que se dedicaram a este projeto”. Elisabete Gomes deixou ainda o apelo para “valorizar e cuidar este património natural para uso comunitário”. 

A sessão de inauguração serviu ainda para a apresentação da nova Brigada Verde da União de Freguesias de Tabuadelo e São Faustino, contando já com a participação de 47 elementos. Esta é a 31ª Brigada Verde no concelho de Guimarães, resultado de um desafio lançado por Domingos Bragança no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde e que pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no território.

Partilhar