S. Bento das Peras com regras ditadas pela pandemia


  1. Tal como o ano passado, as Festas em honra de S. Bento das Peras, serão muito diferentes das grandes romarias antes da pandemia covid-19. Uma reunião dos responsáveis vizelenses já determinou as normas. Imagem de S. Bento visitará todas as freguesias.



A Câmara Municipal de Vizela e a Confraria de S. Bento das Peras reuniram no sentido de discutir o Plano de Contingência e Coordenação das festividades do São Bento das Peras no âmbito do COVID-19.

A reunião contou com a presença de todos os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Proteção Civil Municipal, Confraria de S. Bento das Peras, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Vizela.

Na reunião foram analisadas as condições de segurança para os próximos dias 10 e 11 de julho, tendo a Confraria do São Bento apresentado todo o trabalho desenvolvido e todas as medidas que têm vindo a implementar, nomeadamente: a descida à cidade no carro dos Bombeiros Voluntários de Vizela e irá percorrer as freguesias do Concelho passando em todas as igrejas;  definição de trajetos de circulação no recinto do santuário; sinalética informativa acerca do distanciamento social de segurança e do uso de máscara e a proibição de montagem de espaços de venda ambulante e de restauração e bebidas.

No seguimento do comunicado emitido pela Confraria de S. Bento das Peras, a Câmara Municipal vem reforçar as medidas a implementar:

- Encerramento da ermida, parque de merendas, casas de banho, posto de vendas e miradouros;

- Colocação, ao longo do recinto, de dispensadores de gel desinfetante;

- Uso obrigatório de máscara;

- Não permitir a concentração de pessoas, nos vários espaços do recinto do Santuário.

O objetivo deste Plano é implementar as medidas e ações adequadas de prevenção e intervenção, a fim de assegurar a segurança necessária aconselhada pelas autoridades de saúde no âmbito do COVID-19, durante as festividades do São Bento das Peras.

Partilhar