Requalificação do Espaço Envolvente ao Santuário de Santa Quitéria

A autarquia de Felgueiras investe 750 mil euros na empreitada que está a ser executada no Monte de Santa Quitéria. A intervenção neste local ímpar para os habitantes e para os visitantes desfrutarem pretende ser uma alavanca para a dinâmica do turismo no concelho e para o desenvolvimento da economia local. 

 Decorrem as obras de requalificação do espaço envolvente ao Santuário de Santa Quitéria, uma obra que vem aliar o local de o culto religioso, à magnifica paisagem, aos elementos naturais e aos espaços de lazer que a alameda dispõe. 

A requalificação está a ser executada ao nível das vias, da plataforma e dos canteiros laterais. Serão realizadas obras de beneficiação das instalações sanitárias e do arranjo paisagístico do terreno localizado na parte Sul/Poente da Alameda, entre esta e a Rua Pont S. Maxence. 

Aqui os felgueirenses e visitantes desfrutarão de uma paisagem invejável sobre o núcleo central da cidade, com as condições adequadas para a realização de refeições informais ao ar livre.

 A melhoria da comodidade e segurança de quem utiliza e usufrui deste espaço é o objetivo principal desta obra, incluindo cuidados acrescidos com a acessibilidade inclusiva. A intervenção contempla também a introdução de iluminação led reforçada, a construção de pavimentos pedonais confortáveis, assim como as faixas pitonadas e estriadas, como elementos de tato adaptados a invisuais. 

A área total de intervenção é de 27.180,00 m2, sendo 14.100,00 m2 respeitante à parte da Alameda Central e 13.080,00 m2 à requalificação da parte Sul / Poente da mesma. Esta obra, orçada em cerca de 750 mil euros, é cofinanciada no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Partilhar