Novas medidas tarifária dos transportes públicos



A Câmara de Guimarães faz saber que o passe será gratuito para alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino da área de residência. A Câmara Municipal de Guimarães, por forma a fomentar a utilização dos transportes públicos, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), implementará, a partir de 1 de setembro, três novas medidas de apoio à redução tarifária. 

 Para os alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, a comparticipação atual de 50% do valor do passe será alargada, a partir de setembro, para 100%, promovendo a gratuitidade do mesmo, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência. 

Os pedidos deverão ser efetuados junto do respetivo estabelecimento de ensino. O PART foi ainda alargado aos alunos do ensino básico e secundário, residentes em Guimarães, e que frequentem estabelecimentos de ensino particular no concelho, através da comparticipação de 100% dos passes independentemente da distância entre o estabelecimento de ensino e da residência. 

Os estudantes residentes no concelho de Guimarães e que frequentam instituições de ensino superior do concelho poderão ainda usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma redução conjunta de 100% do valor do passe. 

Para aderir a estas duas últimas medidas do PART, os encarregados de educação, no primeiro caso, e os jovens, no segundo, deverão consultar o procedimento e preencher o formulário, ambos disponíveis no sítio do município em www.cm-guimaraes.pt/conhecer/mobilidade/transportes-publicos/programa-de-apoio-a-reducao-tarifaria-part, para posterior entrega no operador de transporte público, juntamente com os documentos elencados. 

No link acima referido poderá ser consultado o procedimento de adesão inerente às restantes medidas do PART em vigor, designadamente a comparticipação de 50% do passe em transporte público regular para crianças ou jovens, até aos 18 anos – “Passe Sub-18”, durante o mês de agosto, a comparticipação adicional de 50% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50% para pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, perfazendo uma comparticipação de 75% do valor do passe, e a comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG), no montante de € 7,10 para o público em geral.

Partilhar