Oito pessoas por mesa nos restaurantes


A partir de segunda-feira Portugal vai deixar de estar em estado de calamidade e passar para o estado de contingência na segunda-feira. 

Alterações nos limites de lotação

A lotação máxima das lojas vai aumentar das atuais cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas. "No que diz respeito à lotação dos estabelecimentos comerciais, que era de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados, passa para oito pessoas por 100 metros quadrados.

Os restaurantes, cafés e pastelarias, por sua vez, passam a ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e de 15 pessoas por grupo em esplanadas, segundo as novas restrições contra a covid-19.

Os eventos, quer de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer culturais em recintos de espetáculo de natureza fixa, passam a ter o limite de ocupação de 75 %;

Já os transportes públicos vão deixar de ter limite de lotação a partir de segunda-feira. 

Além disso, os limites de lotação nos táxis e plataformas também acabam.

Os serviços públicos, como as lojas do cidadão, passam a funcionar sem marcação prévia a partir de 1 de setembro.

Esta é a segunda das três fases definidas pelo Governo no Plano de levantamento de medidas. A próxima e última fase entrará em vigor quando 85% da população estiver totalmente vacinada, sendo que o Governo também admite antecipá-la.

Partilhar