Sessão sobre migrantes decorre hoje em Guimarães




Na qualidade de membro da Rede do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em articulação com Alto Comissariados para as Migrações (ACM), o Município de Guimarães recebe esta quinta-feira, 18 de novembro, a reunião dos CLAIM da região do Minho. Esta sessão decorrerá entre as 10h00 e as 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, com a presença dos técnicos do ACM e técnicos dos CLAIM de Guimarães, Braga, Cabeceiras de Basto, Melgaço, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Famalicão.

O ACM está numa nova fase das intervenções a nível local, na qual se pretende criar uma dinâmica mais diversificada nas respostas aos cidadãos migrantes, promovendo o trabalho em rede e valorizando a partilha de experiência. Pretende-se ainda efetuar o ponto de situação dos CLAIM da Região do Minho ao nível do número de atendimentos e tipologia.

Guimarães implementou o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes em 2010, com o objetivo de criar pontes culturais e linguísticas, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local nas áreas de regularização nacional, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

 


Partilhar