Guimarães disponibiliza serviço para identificação e registo de terrenos

Novo serviço permite aos proprietários identificarem os seus terrenos rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, num balcão presencial ou online.

Já está disponível o Balcão Único do Prédio (BUPi) que permite a identificação e registo das propriedades e dos seus donos.

O BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita. O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, destacou a importância deste serviço tendo em conta o elevado número de prédios por registar. “Existem cerca de 26 mil prédios rústicos e mistos que não estão cadastrados e, como tal, poderá não estar assegurada a sua titularidade junto da conservatória. É necessário efetuar a inscrição para que seja garantida a propriedade a quem de direito, para um completo ordenamento do território. 

Existem áreas que não estão bem definidas e é importante definir este mapeamento para ficar completo, sendo que os principais interessados nesta plataforma digital são os proprietários para a defesa dos seus bens, e assim terem uma inscrição bem definida na Câmara Municipal, nas Finanças e na Conservatória”, salientou Domingos Bragança. 

O novo serviço, através da CIM do Ave, estará em funcionamento por um período de 24 meses e será complementado com uma equipa de técnicos municipais que articulará a identificação dos prédios com as Juntas de Freguesia. 

O atendimento presencial do BUPi, na Câmara Municipal, está definido de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Mais informação sobre o BUPi Guimarães pode ser consultada em: https://www.cm-guimaraes.pt/pages/1976 O BUPi Guimarães é financiado pelo programa NORTE2020 no âmbito de uma candidatura apresentada pela CIM Ave, ao Sistema de informação Cadastral Simplificada – Aviso Nº NORTE-62-2020-23 – Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação dos Sistema de Informação Cadastral Simplificada.

Partilhar