Informação de ninhos de velutinas


No ano de 2021 foram registadas 1447 intervenções pelo Serviço Municipal da Proteção Civil. 

Através do site da Câmara Municipal de Guimarães (link) os munícipes já podem proceder à comunicação de ninhos de vespas velutinas, através do preenchimento de um formulário que reporta diretamente ao Serviço Municipal da Proteção Civil de Guimarães e permitirá registar a localização exato do respetivo ninho. Este método de comunicação permite que o ninho seja devidamente georreferenciado e seja automaticamente enviado à equipa que realiza a exterminação de ninhos, que dará o seguimento necessário.

Passa a estar também disponível o histórico de intervenções em ninhos de vespas velutinas, desde 2018, por cada freguesia do concelho. No último ano (2021) registaram-se 1447 intervenções, recorrendo à técnica de incineração e de inoculação (aplicação de inseticida), verificando-se uma acentuada subida em comparação com o ano de 2020 (954 intervenções).

O formulário de comunicação de ninhos ficará igualmente acessível através da aplicação Guimarães Cityfy. De referir que continuam disponíveis as anteriores formas de comunicação de ninhos.

O Município, durante o ano de 2021 adquiriu um novo equipamento que permite realizar a inoculação de ninhos através de injeção direta de inseticida. Este novo equipamento permite a exterminação de ninhos durante o período diurno, contribuindo para a aumento da capacidade de resposta dos serviços na exterminação de ninhos. 

Partilhar