Três milhões de euros para o Desporto

 


Propostas de mais de 3 milhões de euros de apoio ao desporto no concelho de Guimarães.


Reforço no apoio à construção e requalificação de instalações desportivas, englobando um alargado número de associações desportivas e de modalidades diversas. 

A Câmara Municipal de Guimarães vai deliberar a atribuição de mais de 3 milhões de euros, através de propostas de apoios às associações desportivas para a época 2021/2022 e contratos-programa transitados da época 2020-2021.

O Município de Guimarães considera que os apoios financeiros são fundamentais para que as entidades desportivas possam continuar a desenvolver as suas atividades, reforçando o apoio à construção e requalificação de instalações desportivas, formação e eventos desportivos e deslocações ao estrangeiro. 

Destaque ainda para a implementação de vários projetos ao nível da eficiência energética, na área da sustentabilidade ambiental, em consonância com a estratégia municipal. O GD Selho vai proceder à instalação de painéis solares e baterias de armazenamento para fornecimento de energia para os balneários, o GDRC Os Sandinenses e o CCD O Desportivo de Ronfe vão substituir a iluminação nos campos de jogos para iluminação LED. Em todos os casos, será atribuído um subsídio no valor de 70 mil euros.

A proposta será apreciada na próxima reunião do executivo municipal e contempla a atribuição de subsídios para construção e requalificação de instalações desportivas com comparticipação plurianual, no valor total de 862 mil euros, onde se destacam a instalação do relvado sintético e obras de melhoramento no campo de jogos do GDRC Santo Estevão de Briteiros, JF Selho S. Cristóvão, JF São Cláudio de Barco, entre outros, e a remodelação do Pavilhão do CART. A este valor acrescenta-se ainda a atribuição de 834 mil euros para construção e requalificação de instalações desportivas de comparticipação única anual. 

No apoio à formação desportiva, através do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Associações Desportivas de Guimarães, será atribuído um valor total de 473 mil euros, distribuído por mais de meia centena de coletividades e abrange um número diversificado de modalidades, desde o atletismo, a ginástica, ténis, andebol, karaté, judo, voleibol, futsal, natação, ou rugby, entre outros.

No domínio da realização de eventos desportivos, e deslocações ao estrangeiro a Câmara de Guimarães vai deliberar o apoio total de 98 mil euros.

A proposta contempla ainda a possibilidade de apoiar a realização de mais eventos, em função da evolução da pandemia. Assim, caso os clubes venham a decidir pela realização desses eventos, a atribuição de apoios será objeto de deliberação autónoma, nomeadamente os seguintes clubes: Vespa Clube de Guimarães, Clube de Ténis de Guimarães, União Cultural Recreativa e Desportiva de Guardizela, Associação de Desportos de Combate KTF de Guimarães e Motor Clube de Guimarães.

Partilhar