Recolha de bens para a Ucrânia nas Juntas de Freguesia de Guimarães

Todos os interessados em aderir à campanha de angariação de bens a favor do povo ucraniano devem dirigir-se às respetivas Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães. 


Entre os bens considerados prioritários nesta fase estão os produtos de higiene e cobertores.

As Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães aderiram ao desafio lançado pelo Município e são o ponto de recolha referenciado para a entrega de bens necessários, no âmbito da campanha de solidariedade “Pela Paz na Ucrânia”, em colaboração com a Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, o Arciprestado de Guimarães e Vizela, o Lions Clube de Guimarães, empresas e outras instituições locais que também se associam a este desígnio.


Todos os interessados em aderir à campanha de angariação de bens a favor do povo ucraniano devem dirigir-se às respetivas Juntas de Freguesia nos horários de funcionamento das mesmas.

Entre os bens necessários destacam-se os produtos de higiene, medicamentos e cobertores que serão enviados para a zona de proteção de refugiados ucranianos. Todos os restantes bens recolhidos, na impossibilidade de serem transportados para os campos de refugiados, podem ser distribuídos na fase de acolhimento às famílias ucranianas e/ou a outras famílias carenciadas. A lista dos bens necessários para ajuda ao povo ucraniano estará em constante atualização conforme as necessidades reportadas pelas entidades governamentais que estão em articulação com o Município de Guimarães.

A Câmara de Guimarães vai definir um espaço para concentrar todas as doações, disponibilizando ainda a logística necessária para o transporte dos bens, e ainda uma Linha de Apoio assim como o e-mail: pelapaznaucrania@cm-guimaraes.pt, onde devem ser esclarecidas todas as dúvidas dos cidadãos que pretendam manifestar a respetiva solidariedade com o povo ucraniano. 

A Câmara de Guimarães está a proceder, também, ao levantamento da disponibilidade pessoal ou empresarial para receber cidadãos ucranianos e contribuir com respostas de alojamento, emprego ou acolhimento de crianças sem retaguarda.

Partilhar