Brito celebra 21 anos de elevação a Vila

Reconhecimento do mérito a cidadãos, instituições e empresas. Sessão Solene contou com a presença de Domingos Bragança.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, marcou presença na Sessão Solene das comemorações dos 21 anos da elevação de Brito a Vila, que decorreu este domingo nos Espaços Criativos.








A sessão ficou marcada pelas homenagens a título póstumo a Maria da Conceição Ribeiro da Silva e Sousa, e ainda a Américo Oliveira. Foram também homenageados o Padre José Oliveira Castro, que celebrou recentemente os 50 anos de sacerdócio, e ainda a Silvana Violante.

 A Assembleia de Freguesia atribuiu a Medalha de Grau de Mérito à empresa Osborn Unipol e ao CNE 366 Brito.

A Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Saldanha, salientou que as homenagens às pessoas, instituições e empresas da terra são para continuar em sinal de reconhecimento e agradecimento. “A história conta que o povo de Brito é gente obreira e as gentes do presente têm preservado e sabem respeitar esse estatuto. Queremos trabalhar para afirmar a nossa vila, criando as melhores condições para continuar o seu crescimento”, assinalou ainda Fátima Saldanha.

O Presidente da Câmara de Guimarães enalteceu “os exemplos” de todos os homenageados, salientando que que “é bom saber quando uma comunidade celebra e enaltece os seus melhores”. Domingos Bragança realçou o “sentido de pertença de uma comunidade através da sua identidade”, refletido nos exemplos dos cidadãos do Brito, em particular, e dos vimaranenses em geral. “Nesta cerimónia foram referenciados alguns exemplos, por aquilo que deram e dão à comunidade. Trazemos a memória ao presente, com exemplos dignos da nossa sociedade que responsabilizam e mobilizam a construir um bom futuro”, sublinhou o Presidente da Câmara de Guimarães.

A sessão contou com a animação da Academia Ritmos e MoveBrito e registou ainda a oferta de uma escultura em madeira do brasão da Freguesia, da autoria de Avelino Oliveira Dias.


 

Partilhar