Noticias de Lousada

Encontram-se em execução as obras de eficiência energética nos Empreendimentos de Habitação Social de Meinedo e Cernadelo. Em Lustosa a intervenção já foi concluída.

Trata-se de uma candidatura no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte com a finalidade de implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética racionalizando os consumos.

O investimento global ascende 1 milhão e 127 mil euros e o financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ascende a 916 mil euros, sendo o restante valor suportado pelo Município.

A empreitada no Empreendimento Social de Lustosa terminou no ano passado e em Meinedo decorrem obras no revestimento exterior, estando prevista a conclusão para o final do ano. Em Cernadelo a intervenção na cobertura encontra-se concluída e decorre a substituição da caixilharia, revestimento e pinturas.

A empreitada inclui intervenção nas paredes, pavimentos e coberturas exteriores, com colocação de envidraçados duplos com caixilharia de alumínio com corte térmico e ainda instalação de um sistema solar do tipo coletivo com armazenamento individual.


Obras de beneficiação 

na EB 2,3 de Caíde de Rei


Decorre a intervenção na Escola Básica de Lousada Este (EB2,3 de Caide de Rei), desde o final do ano passado. Esta empreitada tem como principal finalidade a resolução dos problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico. Assim, vai ser efetuada a substituição das

caixilharias exteriores e estores, por forma a conferir ao edifício maior conforto térmico e condições de estanquidade.

Está ainda prevista a repavimentação das salas tendo em vista uma mais fácil manutenção e melhor conforto.

As claraboias do pátio interior e das escadas posteriores também vão ser intervencionadas, assim como, a remoção dos painéis da cobertura existente degradados e respetiva estrutura de suporte.

No Pavilhão Desportivo já decorrem obras de revestimento integral das paredes exteriores e dos balneários e ainda a substituição do pavimento desportivo por manta vinílica multicamada. Trata-se de um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em cerca de 1 milhão, fruto de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte. Após a conclusão das obras de requalificação e modernização da Escola Básica Lousada Centro (EB 2,3 de Lousada) e com a intervenção em curso na Escola Básica de Lousada Este (EB2,3 de Caíde de Rei), a autarquia prevê para breve o início da empreitada na Escola Básica de Lousada Norte (Lustosa) e Lousada Oeste (Nevogilde).


Equipa de Saúde Mental no concelho


Está a ser criada uma Equipa

 Comunitária de Saúde Mental (ECSM) no concelho face à necessidade de aproximar os serviços da população, com particular enfoque nos agregados familiares mais desfavorecidos para assegurar respostas focadas na prevenção e no tratamento.

Este é um trabalho de parceria entre a autarquia e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, contando também com a colaboração da Autoridade de Saúde Pública Local e do Agrupamento de Centros de Saúde local.

O modelo de abordagem passa por assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados contribuindo para a redução do estigma e da discriminação em relação às pessoas com doença mental.

Esta equipa vai efetuar um conjunto de serviços e intervenções, como consultas externas desenvolvidas pelos vários profissionais, acompanhamento psicológico individual, terapia e intervenções de grupo, visitas domiciliárias, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, entre outros.

Assim, as equipas são multidisciplinares compostas por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos clínicos e técnicos da área social, cedidos pelo Município.


Partilhar