Oferta de Cursos de Ensino Profissional


Existem mais de três dezenas de cursos de ensino profissional no concelho de Guimarães, em áreas como Saúde, Desporto, Design, Multimédia, Ciências Informáticas, Turismo, Comércio, entre outras.

Os cursos de Ensino Profissional são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional, tendo em conta o perfil de cada aluno. 

Em Guimarães, são mais de três dezenas de cursos disponíveis nas Escolas Secundárias do concelho: Arqueólogo Mário Cardoso, Secundária de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões; ou nas Escolas Profissionais: D. Afonso Henriques, Cenatex, Cisave e Profitecla. A oferta formativa é variada e contempla áreas como a saúde, comunicação, marketing, desporto, design de moda, turismo, restauração, comércio, audiovisuais, informática de gestão, eletrónica, geriatria, entre outros.


Tendo em conta o  perfil de cada aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local, sem descurar a possibilidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior, nomeadamente através dos Cursos TESP – Técnicos Superiores Profissionais, cuja oferta provida pelas Instituições de Ensino Local se encontra alinhada com a oferta promovida no secundário profissional. Em Guimarães existem diversas ofertas de Cursos TESP, no AvePark, no polo do IPCA.

Em articulação com a CIM do AVE, a Câmara de Guimarães procura a melhoria contínua e estratégica do Sistema Nacional de Qualificações e no reforço da confiança e valorização das modalidades de Educação e Formação Profissional. Pode consultar mais informação no Booklet disponível pela CIM do Ave (https://cim-ave.pt/wp-content/uploads/2022/05/oferta_formativa_ave_-22_23.pdf)

Partilhar