Presidente da Câmara apresenta condolências


Presidente da Câmara apresenta condolências pelo falecimento de P. António de Freitas Moreira

António de Freitas Moreira foi pároco de Candoso São Martinho entre agosto de 1956 e julho de 2015, e fundador do Centro Social e Paroquial da freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos de António de Freitas Moreira, que faleceu esta quarta-feira, 13 de julho, aos 99 anos.


Nascido a 2 de Dezembro de 1922 em São Romão de Arões, no arciprestado de Fafe, António de Freitas Moreira foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1946, em Braga. Foi nomeado pároco de Paredes de Coura em novembro de 1946, onde esteve até 1956. Entre 1951 e 1955, foi arcipreste de Paredes de Coura. Desde agosto de 1956 até julho de 2015 foi pároco de Candoso São Martinho, no arciprestado de Guimarães e Vizela, onde marcou comunitariamente e socialmente muitas gerações, como foi prova as várias manifestações de reconhecimento que lhe foram prestadas.

Mais conhecido por Sr. Reitor, ele foi o mentor do projeto do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Candoso (que comemorará este ano 51 anos), e seu presidente, o que constituiu, à data, uma visão futurista face às necessidades das famílias. Em entrevista ao Jornal de Candoso, de outubro de 2021, disse: “quando vim para cá (S. Martinho de Candoso) não havia nenhuma estrutura social na freguesia. Ao ver que as crianças ficavam sós, uma vez que os pais tinham que ir trabalhar, pensei que era preciso criar um local capaz de receber as crianças na ausência dos seus pais. Esse foi o principal motivo para criação do Centro Social e Paroquial de Candoso S. Martinho”.

As cerimónias fúnebres realizam-se hoje, sexta-feira, pela 18h00, Candoso S. Martinho, e o seu corpo será sepultado no cemitério local.


Partilhar