Participação dos vimaranenses no Plano Municipal da Cultura para 2032


Conferência e sessão plenária decorreu este sábado no Teatro Jordão.


Agentes culturais e artísticos, representantes de associações e ainda vimaranenses interessados na construção das políticas culturais, marcaram presença e participaram de uma forma ativa na Conferência Municipal Cultura Guimarães, que decorreu este sábado, no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032.

“Quisemos avançar para este Plano Municipal Estratégico através desta metodologia muito participativa, para construir um documento claro de orientação do caminho, nas Políticas Culturais, e que seja assumido coletivamente, refletindo o pensamento dos agentes e do território. ”, salientou no Vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva.

Ao longo desta sessão de trabalho, acompanhadas por observadores externos a Guimarães, foram apontadas as principais fragilidades e forças na área da cultura, assim como as boas e más práticas.

Paulo Lopes Silva anunciou que os primeiros resultados serão conhecidos já no início de 2023, com a publicação dos relatórios de públicos da cultura e das artes, e das dinâmicas ligadas ao setor criativo e cultural do território de Guimarães.

Esta sessão foi organizada pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS-UMinho, com a participação dos cidadãos em quatro grandes temáticas: “Políticas culturais municipais na última década”; “Guimarães: Património da Humanidade & Capital Europeia da Cultura”; “Mediação Cultural e Públicos da cultura”; “Políticas culturais municipais para a próxima década”. 


As propostas apresentadas serão vertidas no documento para o Plano Estratégico Municipal Cultura. A partir do próximo mês de janeiro terá início um laboratório colaborativo para a continuidade na construção deste Plano Estratégico.

Entretanto, continua disponível o inquérito que visa a participação do público em geral para caracterizar os perfis dos públicos da cultura de Guimarães, através da plataforma online (https://bit.ly/QuestionarioPublicos_Guimaraes2022).


A participação neste estudo garante o desconto de 50% na compra de um bilhete para um evento para a programação regular própria paga dos equipamentos da Casa de Memória, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e do Centro Cultural Vila Flor. O desconto não pode ser aplicado no Guimarães Jazz, por ter uma política de desconto já pensada, e não pode ser utilizado de forma cumulativa com outros descontos já existentes. Para usufruir do desconto só precisa de se dirigir à bilheteira dos equipamentos, a partir da segunda-feira seguinte a submeter o questionário, indicando o código que lhe será enviado por correio eletrónico 48 horas após a submissão.


Partilhar