Constituída a 3ª Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros das Taipas


Governo promete apoio às Associações Humanitárias em todo o território nacional

No passado sábado, dia 25 de fevereiro, decorreu o ato solene de homologação da constituição da 3ª EIP - Equipa de Intervenção Permanente, nos Bombeiros Voluntários das Taipas, um evento que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, entre outras personalidades.

Durante o evento, Domingos Bragança agradeceu a José Luís Carneiro pela proximidade com que está no terreno e destacou a importância da intervenção dos Bombeiros Voluntários das Taipas na comunidade em que se insere. O edil reconheceu que vivemos tempos difíceis na angariação de novos voluntários e defendeu a necessidade de haver uma visão de horizonte mais alargada. Continuando a dirigir-se ao Ministro da


Administração Interna, Domingos Bragança afirmou que "há muito trabalho a fazer no modelo colaborativo entre câmara, governo e associações humanitárias. [...] É no terreno, numa coordenação com as CIM, e nos bombeiros que daremos a proteção necessária às nossas pessoas". O presidente da Câmara terminou afirmando: "Estou certo de que fará um excelente trabalho nesse sentido. Portugal tem o ministro certo para a Administração Interna."

Por sua vez, José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, anunciou que em breve terá boas notícias para a GNR das Taipas e destacou o esforço, dedicação e proximidade do presidente da Câmara Municipal, atributos que fazem com que os cidadãos confiem na Câmara Municipal. O ministro afirmou que o Governo está comprometido em apoiar as associações humanitárias nas suas responsabilidades, tanto no financiamento como na sua profissionalização.


Durante o evento, foi destacado o risco dos incêndios florestais e a necessidade de fortalecer e capacitar as forças do Sistema Nacional de Proteção Civil, e ainda mencionado que está em curso um processo de progressiva capacitação dos bombeiros voluntários, numa transição gradual para a profissionalização.

Em 2023, serão transferidos 31.270.000€ para as Associações Humanitárias em todo o território nacional, representando um aumento de financiamento permanente para as EIP. No caso das CIM do Ave e do Cávado, entre 2015 e 2022, o aumento registado foi de 86%.

O Governo está a alterar o paradigma do financiamento das Associações para que seja mais regular e em maior quantidade, comprometendo-se em colaborar com os bombeiros para garantir comunidades mais seguras e, dessa forma, mais preparadas para o desenvolvimento.


Partilhar