Bombeiros de Guimarães celebraram 146º aniversário


O dia de festa dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que comemoram este domingo, 19 de março, o seu 146º aniversário, começou com o hastear das bandeiras no quartel da Instituição, a que se seguiu um desfile dos efetivos e de viaturas em direção à Igreja de S. Francisco, onde se celebrou uma missa em sufrágio pelos bombeiros e sócios falecidos. Às 11h20, teve lugar a habitual homenagem no monumento ao Bombeiro, que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal.

Após a condecoração de vários elementos da corporação e de antigos presidentes da instituição, as intervenções protocolares tiveram como tónica a afirmação de que os bombeiros são o principal eixo da Proteção Civil e de que é preciso incentivar o voluntariado, melhorar as infraestruturas e aumentar o apoio económico, numa cerimónia que contou, além de outras individualidades, com a presença do presidente da ANEPC, e das presidentes da Liga dos Bombeiros Portugueses e Federação de Bombeiros do Distrito de Braga.

Domingos Bragança, presidente da Câmara, agradeceu a todos os bombeiros e a todos os corpos sociais que, durante toda a história da instituição, têm vindo a proteger as vidas e bens dos vimaranenses, e elogiou as qualidades de disponibilidade, competência e generosidade do comandante Bento Marques, cumprimento extensível a toda à corporação. Em seguida, referiu as qualidades de dedicação e competência de João Pedro Castro, presidente da Direção dos Bombeiros de Guimarães, e manifestou apreço para com os bombeiros condecorados. “Estamos muito gratos aos nossos bombeiros. Não perdemos a nossa memória e sabemos que eles estiveram sempre presentes”, disse Domingos Bragança.

O edil, após lembrar o labor dos bombeiros durante a pandemia de Covid-19, prometeu estar atento às necessidades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, e a corroborar o que, momentos antes, dissera o presidente da Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, quando apontou a necessidade de corporações mais apoiadas e com mais e melhor formação, chegando a falar em “Estudos Superiores de Bombeiro” ou “Academia de Bombeiros”. Domingos Bragança prometeu ainda estar atento às necessidades da instituição, rever o quadro de incentivos municipais aos bombeiros e apoiar a reabilitação das piscinas, que pretende ver, em 2024, de novo em funcionamento.

João Pedro Castro, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, agradeceu a todos os bombeiros, associados, órgãos de comando, corpos sociais e vimaranenses por tudo o que fazem em prol da instituição, num dia de festa que também homenageou o passado. “Quando analisamos o nosso presente, é para nós um orgulho saber que os bombeiros são considerados e valorizados pelos portugueses”, referiu. João Pedro Castro agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio que o Município de Guimarães presta aos seus bombeiros, e elogiou o comandante Bento Marques pelas suas qualidades e pela lealdade e sentido de responsabilidade.

Todas as restantes intervenções tiveram como denominador comum as ideias de gratidão aos bombeiros e dignificação do seu papel, assim como a necessidade de mais apoios àqueles que foram por todos considerados como o “principal eixo” da Proteção Civil.

Partilhar