Guimarães lidera região com 229 empresas PME Líder 2022



No universo vimaranense, 46% das empresas estão no setor da Indústria, seguindo-se o Comércio com 38%, os Serviços com 9%, o Turismo com 4% e, por fim, o setor da Construção que representa um total de 3% das PME Líder 2022 no concelho. 

São já conhecidas as PME Líder de 2022, com Guimarães líder, a nível da CIM do Ave, no número de empresas (229) que ostentam este selo de reconhecimento. No universo vimaranense, 46% das empresas estão no setor da Indústria, seguindo-se o Comércio com 38%, os Serviços com 9%, o Turismo com 4% e, por fim, o setor da Construção que representa um total de 3% das PME Líder 2022 no concelho. Das 229 empresas reconhecidas com o selo PME Líder 2022, 27 pertencem à comunidade Guimarães Marca, projeto promovido pelo Município de Guimarães. 

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, felicita os empresários pelo facto de Guimarães possuir 229 empresas distinguidas com o selo PME Líder 2022. “Esse reconhecimento é um testemunho do mérito e do desempenho superior das nossas empresas”. O edil considera ser interessante e distintivo ver que 46% das empresas em Guimarães estão no setor da Indústria, demonstrando a força e a diversidade do nosso tecido industrial”, sendo que a presença de empresas em setores como o Comércio, Serviços, Turismo, e Construção “reflete a vitalidade e diversidade económica de Guimarães”.

O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca na relação com os seus stakeholders. 

Para obter o estatuto PME Líder, é necessário que as empresas cumpram um conjunto de condições relativas à sua atividade: serem detentoras de uma situação social e financeira regularizada; não ter salários em atraso; não ter sido alvo de condenação através de processo-crime ou contraordenacional por violação da legislação do trabalho, designadamente através de atos que envolvam discriminação no trabalho e no acesso ao emprego nos últimos 3 anos; não ter sido alvo de punição nos últimos três anos pela prática de quaisquer contraordenações ambientais e do ordenamento do território; possuir taxa de Depósito Público de Contas (DPC) paga à data de submissão da candidatura. Este ano foram reconhecidas 10.239 empresas a nível nacional. 

De entre as 10.239 empresas agora distinguidas com o Estatuto PME Líder, serão apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o Estatuto PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade.

 

Partilhar