Festas da Cidade e Gualterianas voltam a juntar milhares em Guimarães numa celebração de diversidade, tradição e contemporaneidade (até 7 agosto).
Concertos com Soraia Tavares e AGIR (4 agosto), Bianca Barros e D.A.M.A (5 agosto), IRMA e The Black Mamba (6 agosto), XXV Feira de Artesanato de Guimarães, Batalha de Flores, celebrações religiosas, grupos artísticos e costumes tradicionais, exposições, XX Desfile de Charretes, e a icónica Marcha Gualteriana a encerrar as festividades, são alguns dos momentos para ver e apreciar até 7 de agosto em Guimarães
Nas noites de 4, 5 e 6 agosto, a partir das 21h30, a praça da Plataforma das Artes e da Criatividade volta a ser palco dos grandes concertos que fazem parte do programa das Festas da Cidade e Gualterianas, com Soraia Tavares e AGIR (4 agosto), Bianca Barros e D.A.M.A (5 agosto), IRMA e The Black Mamba (6 agosto) a protagonizar seis atuações em momentos de forte partilha e entusiasmo entre público e artistas neste marcante espaço da cidade de Guimarães.
Nestes mesmos dias de concertos na praça, o CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães) e a CDMG (Casa da Memória de Guimarães) vão estar abertos das 10h00 até às 22h00, com entrada gratuita ao longo de todo o dia, unindo estes espaços e respetivas exposições às comemorações das Festas da Cidade e todos os que a visitam.
Assim, as seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, animam novamente a cidade juntamente com todos os que nela vivem e a visitam por esta altura, preservando e promovendo as tradições culturais locais mantendo-as em ligação com a atualidade através de uma programação diversificada, sempre de cariz gratuito. O programa da edição de 2023 das Festas tem assim vários pontos distintivos na sua programação que só podem ser vistos e apreciados em Guimarães, podendo-se destacar a XXV Feira de Artesanato de Guimarães, o regresso da Batalha de Flores, várias celebrações religiosas como as Festividades Litúrgicas e a Majestosa Procissão em honra de São Gualter, o XX Desfile de Charretes e a icónica Marcha Gualteriana, que marca sempre o encerramento das festividades.
Como tem sido habitual ao longo das sucessivas edições destas Festas, antevê-se a presença de centenas de milhares de visitantes em Guimarães, para as experienciar pela primeira ou para cumprir a tradição de as revisitar ano após ano. Entre as variadas vertentes da programação, voltamos a encontrar várias das mais representativas tradições culturais – com momentos mais icónicos e perpetuadores das raízes locais e regionais – e outras mais lúdicas – como os 6 grandes concertos que se realizam na Praça da Plataforma das Artes e Criatividade.
Desta forma, este próximo fim de semana começa por nos brindar logo na sexta-feira (4 agosto) com as atuações da atriz e cantora Soraia Tavares e também daquele que é um dos mais reputados artistas da sua geração, AGIR, às 21h30 e 22h30, respetivamente.
Esta noite inicia-se assim com a voz poderosa e aveludada de Soraia, artista já com experiência em musicais, telenovelas e até programas televisivos como "The Voice", "A Tua Cara Não Me É Estranha" (que venceu), tendo revelado em 2021 os seus primeiros temas originais que a apresentaram ao mundo como compositora e letrista. Já este ano, tornou-se a voz portuguesa da “Pequena Sereia” na versão live action deste mesmo filme da Disney, e lançou o seu álbum de estreia, “A Culpa é da Lua” (2023), trabalho que reflete um processo de aceitação das suas raízes portuguesas e cabo verdianas e deambula por vários estilos musicais, do pop ao kizomba, em português e em crioulo.
AGIR entra em ação logo de seguida, partilhando com o público os seus reconhecidos trabalhos que ao longo dos últimos anos têm sido presença constante nas playlists das rádios e têm vencido sucessivas distinções de vários quadrantes da crítica. Seja com os seus temas a solo ou diversas colaborações com alguns dos maiores nomes da música nacional, ao longo do seu percurso contam-se várias conquistas, entre as quais três Coliseus esgotados, o prémio “Best Portuguese Act” nos MTV EMA 2015, o Globo de Ouro de “Melhor Intérprete Individual” ou o galardão de disco de Platina pelo álbum “Leva-me A Sério”. Recentemente, editou “Cantar Carneiros” (2022), um álbum com uma sonoridade completamente acústica e diferente da que vinha a adotar até agora, contando com participações de várias artistas talentosas.
Depois deste arranque dos sempre memoráveis concertos decorridos na ambiência e arquitetura singular da Plataforma das Artes, o dia seguinte (sábado, 5 agosto) volta a apresentar-nos novas atuações, com a talentosa e promissora Bianca Barros a surgir em palco às 21h30, antecedendo os já afirmados D.A.M.A que estão prontos para contagiar o público com as suas canções a partir das 22h30.
Apaixonada por música desde criança, Bianca Barros conta já com dois singles originais, “Inevitável” (2021) e “Antes Da Noite Acabar” (2022). Aos 5 anos, já era aluna do Conservatório de Música de Tui (Espanha) e com 14 foi admitida na Academia de Música de Viana do Castelo, onde estudou canto lírico e formação musical, tendo mais tarde enveredado pela formação em Teatro Musical e, paralelamente, em canto pop e piano. Aos 16 anos participou no programa televisivo “The Voice”, tendo chegado à semifinal, e agora, com pouco mais de 20, agarra novamente o sonho, percorrendo o caminho da autoria de canções. É sem dúvida na música que Bianca se sente verdadeiramente feliz, estando pronta para nos transmitir toda essa sua vibração neste palco das Festas Gualterianas que agora a recebe.
Os D.A.M.A, cujo núcleo central se compõe com Francisco M. Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, chegam a Guimarães para partilhar a habitual energia das suas atuações ao vivo, provocando uma natural e espontânea empatia com o público. Em 2022, celebraram 10 anos de carreira repletos de sucessos, incluindo êxitos como “Às Vezes”, “Oquelávai”, “Não Dá”, “Era Eu” e “Balada do Desajeitado”. Em 2020 editaram “Sozinhos à Chuva”, o quarto longa-duração de originais num disco que conta com colaborações com outros grandes artistas nacionais de renome. A sua rápida ascensão ficou cedo marcada pela platina obtida pelo seu primeiro disco, “Uma Questão de Princípio” (2014), trabalho com o qual se mantiveram em 1º lugar do Top Nacional de Vendas durante 22 semanas. Seguiram-se várias grandes salas esgotadas, hábito que se mantém até aos dias de hoje, alinhado com o carinho emanado pelo público a cada novo álbum que lançam, prometendo dar continuidade a uma longa carreira de sucesso.
No último dia de concertos, domingo 6 de agosto, nos mesmos horários, IRMA e The Black Mamba inundam a praça da Plataforma das Artes com energia positiva e abertura ao mundo. IRMA, a primeira a subir ao palco nesta noite, é natural de Lisboa mas a sua identidade reflete forte influência da cultura angolana, ou não fosse Angola o país de origem dos avós com quem cresceu. Aos 12 anos herdou uma guitarra da mãe, que não mais parou de explorar, ao mesmo tempo que se aventurava na escrita de canções, rapidamente se abrindo do seu quarto para o mundo. Licenciada em Artes Performativas, porque sempre acreditou que música, teatro e dança se complementam, soma vários papéis enquanto atriz de ficção transmitida nos vários canais nacionais e já fez parte do elenco de vários musicais. Depois do álbum de estreia, “Primavera”, IRMA editou o EP “Filha da Tuga” e gosta de contar a sua história utilizando o seu percurso para expressar o imenso privilégio da sua portugalidade ser resultado do cruzamento de culturas e experiências, afirmando que ser português é a síntese dos contributos das várias culturas que se enraizaram num país com um passado nos quatro cantos do planeta e um presente cada vez mais cosmopolita.
Os responsáveis por fechar esta noite musical na Plataforma das Artes são os The Black Mamba, uma das bandas portuguesas mais enérgicas, emocionantes e apaixonantes que se apresentam ao vivo em Portugal. Com os primeiros passos dados em maio de 2010 para percorrer o universo do blues, soul e funk, adaptando-o ao seu habitat natural, surgiram três álbuns que já os levaram a tocar nos maiores palcos e eventos em Portugal e a tornarem-se numa verdadeira banda do mundo ao levar as suas criações musicais para Espanha, Brasil, EUA e Reino Unido, entre outros, tendo em 2021 vencido o Festival da Canção e participado de forma brilhante na Eurovisão com o tema “Love Is On My Side”, faixa que integra o 4º álbum que estão a preparar, “Last Night in Amsterdam”, continuando a ganhar o seu espaço no universo da música.
Nestes três dias de concertos na praça (4, 5, 6 de agosto), é de ressalvar a gratuitidade e disponibilidade alargada de espaços culturais como o CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães) e a CDMG (Casa da Memória de Guimarães), que se vão manter abertos das 10h00 até às 22h00, dando mostras da vontade de Guimarães em cruzar duas dimensões importantes do seu panorama cultural, a contemporaneidade e a tradição. Esta oportunidade gerada no âmbito das Festas da Cidade convida todos a conhecer e deixar-se surpreender pelas mais de mil obras que constituem as várias exposições atualmente disponíveis, nomeadamente com relação a artistas internacionais como Artur Barrio, Eduardo Matos e José de Guimarães, e à memória registada e produzida no mesmo local onde cabe todo um território e uma comunidade, interpretando várias perspetivas da memória deste lugar chamado Guimarães.
A edição de 2023 das 'Festas da Cidade e Gualterianas’, que decorre desde o dia 27 de julho e vai até 7 de agosto, anima assim diversas artérias do centro de Guimarães, com um programa que procura ser heterogéneo e diversificado, valorizando fortemente as tradições culturais locais e adicionando harmoniosamente a contemporaneidade, com algumas das atividades do seu programa a acontecer noutras partes do concelho, como é o caso da Corrida de Cavalos realizada em Fermentões.
Entre os variados números do programa destas festividades, incluem-se a Feira de Artesanato de Guimarães – que chega às suas vinte e cinco edições e reúne as artes tradicionais locais e de diversas regiões do país no histórico Jardim da Alameda de São Dâmaso –, a exposição de fotografia “Pontes de Guimarães” organizada pela Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, celebrações religiosas como as Festividades Litúrgicas e a Majestosa Procissão em honra de São Gualter, bem como atuações artísticas de diversas expressões tradicionais e criativas onde se incluem a Batalha de Flores, o XX Desfile de Charretes, a Feira de Gado e Concurso Pecuário, o Festival de Folclore, as Noites de Fado e os Cantares ao desafio, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, o Desfile e Concentração de Grupos de Bombos, as enérgicas e criativas atuações que trazem às ruas da cidade nomes como Banda às Riscas, CRASSH_Recycled ou Cabra Çega, entre vários outros números até chegarmos ao momento finalizador protagonizado pela sempre marcante e entusiasmante Marcha Gualteriana.
À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Assim, quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um ingresso, no valor de 7,50 euros, nas bilheteiras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória, no Palácio do Centro Cultural Vila Flor e da Loja Oficina.
PROGRAMA
27 JULHO – 7 AGOSTO
21 julho - 7 agosto
Alameda Alfredo Pimenta
Parque de Diversões
27 julho - 15 setembro
Escola Secundária Francisco de Holanda
Pontes de Guimarães
Exposição de Fotografia
Inauguração: 27 julho, 18h00
Org. Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património
28 julho - 7 agosto
Jardim da Alameda de S. Dâmaso
XXV Feira de Artesanato de Guimarães
Inauguração: 28 julho, 18h00
SEXTA 28 JULHO
18h00 e 21h00
Ruas da cidade
Banda às Riscas
QUINTA 3 AGOSTO
21h30, Coreto do Jardim da Alameda, André Rio & Convidados
SEXTA 4 AGOSTO, 17h00 e 21h00
Ruas da cidade
CRASSH_Recycled
18h30
Ruas da cidade
Desfile e Concentração de Grupos de Bombos
Grupos de Bombos Amigos d Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes
21h30
Coreto do Jardim da Alameda
Cantares ao Desafio
Org. Rádio Fundação
21h30
Largo de Donães
Noite de Fado com Fado 1111 - Canção de Coimbra
22h00
Largo do Toural
Festival de Folclore
21h30
Praça da Plataforma da Artes
Soraia Tavares
22h30
Praça da Plataforma da Artes
AGIR
🚩 O CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Casa da Memória terão entrada gratuita durante todo o dia, encerrando às 22h00
SÁBADO 5 AGOSTO
09h30
Campo de S. Mamede
Feira de Gado e Concurso Pecuário
Org. Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, CRL
18h00
Ruas da cidade
Batalha das Flores
21h30
Largo do Toural
Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina
21h30
Largo de Donães
Noite de Fado com António Pinto Basto & Raquel Maria
21h30
Praça da Plataforma da Artes
Bianca Barros
22h30
Praça da Plataforma da Artes
D.A.M.A
00h30
Largo da Condessa Mumadona
Sessão de Fogo de Artifício
🚩 O CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Casa da Memória terão entrada gratuita durante todo o dia, encerrando às 22h00
DOMINGO 6 AGOSTO
09h00
Ruas da Cidade
Desfile e Concentração de Grupos de Bombos
Grupos de Bombos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos, e Teixeira e Lopes
10h30
Ruas da Cidade
XX Desfile de Charretes Antigas
Com a participação da Associação «Amigos das Pasteleiras»
12h30
Igreja de S. Francisco
Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter
Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco
17h00 e 21h00
Ruas da cidade
Cabra Çega
18h00
Ruas da cidade
Majestosa Procissão de São Gualter
Inicia no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30. Saída da Igreja de São Francisco pelas ruas da cidade
Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco
21h30, Largo do Toural
Despique de Bandas
Banda Musical de Caldas das Taipas e Banda de Pevidém
21h30
Largo de Donães
Noite de Fado com Os Amantes do Fado
21h30
Praça da Plataforma da Artes
IRMA
22h30 - Praça da Plataforma da Artes
The Black Mamba
🚩 O CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Casa da Memória terão entrada gratuita durante todo o dia, encerrando às 22h00
SEGUNDA 7 AGOSTO
15h00, Centro Equestre Loureiro Velho - Fermentões
Corrida de Cavalos, 22h00
Ruas da Cidade
Marcha Gualteriana
Org. Associação Artística da Marcha Gualteriana
.....
BRUNO BARRETO