Bombeiros das Taipas celebram 137 anos


Domingos Bragança, presidente da Câmara, esteve presente na cerimónia de celebração que teve lugar no Quartel dos Bombeiros das Taipas.


O dia de festa dos Bombeiros Voluntários das Taipas, que comemoraram esta quarta-feira, 1 de maio, o seu 137º aniversário, começou com o hastear das bandeiras no quartel da Instituição, seguido por uma romagem ao cemitério e uma homenagem no monumento ao Bombeiro. Findada a homenagem, decorreu a condecoração de vários elementos da corporação, a bênção dos novos veículos e a apresentação da nova ambulância de cuidados intensivos, num evento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal e de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.


Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, considerou fundamental as “associações de bombeiros, o voluntariado feito pelos nossos bombeiros e a necessidade crescente de profissionalização na área”. Para o edil, só é possível proteger bem se, em primeiro,  quem protege estiver protegido e a melhor forma de o fazer é “investir em equipamentos de proteção individual, nos equipamentos de topo tecnológico de combate às diversas naturezas de sinistros, e na formação constante dos nossos bombeiros”. Demonstrando a disponibilidade do Município de Guimarães em continuar a apoiar os Bombeiros das Taipas, Domingos Bragança apelou a todas as entidades, nacionais, regionais e locais, à partilha do esforço necessário, para que se consiga fornecer os equipamentos, a formação e as remunerações necessárias à boa execução da sua missão, concluindo a sua intervenção com uma homenagem e palavra de agradecimento a todos os Bombeiros das Taipas.


Luís Soares, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas, agradecendo o apoio que têm recebido do Município de Guimarães, destacou a importância da mobilização da comunidade, dos presidentes de junta e dos párocos na angariação de fundos para a aquisição da nova ambulância de cuidados intensivos, demonstrando um profundo agradecimento a todas e a todos os que contribuíram. Luís Soares referiu ainda o percurso de valorização dos recursos humanos, afirmando quererem “dar passos firmes”, tendo já realizado aumentos salariais, preservando a saúde financeira da instituição, e desenvolveram ações de formação para os seus quadros, permitindo capacitar e profissionalizar os elementos da corporação.


A sessão solene iniciou-se com duas homenagens, uma ao associado Alberto Ribeiro e outra ao Comandante Francisco Pereira, pelo seu trabalho e dedicação à causa dos Bombeiros Voluntárias das Taipas, tendo ainda sido descerrada a placa que afirma o apoio que empresas deram à corporação. De seguida, iniciaram-se as intervenções protocolares que tiveram como tónica a afirmação de que é preciso melhorar as infraestruturas e modernizar os equipamentos e veículos, numa cerimónia que contou, além de outras individualidades, com a presença dos deputados Ricardo Costa e Ricardo Araújo, do secretário da Junta de Freguesia de Caldelas, José Fonseca, Comandante Sub-regional do Ave da ANEPC, Rui Costa, do secretário da Liga dos Bombeiros Portugueses, José António Beleza, e da presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno. Também os Presidentes da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas, Luís Soares, da Assembleia Geral, José Luís Azevedo, e do Concelho Fiscal, Domingos Costa Marques, marcaram presença nestas comemorações.

Partilhar