Feira da Terra em S. Torcato


A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) anuncia, com entusiasmo, a XXVIII Edição da prestigiada Feira da Terra, um evento emblemático que terá lugar no Terreiro da Vila de S. Torcato, em Guimarães, durante os próximos dias 11, 12, 13 e 14 de Julho de 2024.


A Feira da Terra alardeia um propósito nobre: a consolidação e celebração dos valores culturais e sociais da região, designadamente, do artesanato, dos produtos agrícolas, da gastronomia e das atividades económicas e artísticas que enaltecem as tradições e costumes do mundo rural. A ADCL tem o privilégio de contar com o apoio de diversas entidades, incluindo o Município de Guimarães, para a concretização deste acontecimento.


Na XXVIII FEIRA DA TERRA estarão representados mais de 75 expositores, exibindo uma vasta gama de produtos agrícolas e artesanais que primam pela sua excecional qualidade. Ademais, serão providenciados 6 reconhecidos restaurantes, onde os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de experiências gastronómicas fabulosas, baseadas nos sabores autênticos da região.


Acrescem, cinco exposições permanentes que enriquecerão, ainda mais, a atmosfera do evento, nomeadamente: a exposição relativa aos 30 anos da ADCL, que mostra o vasto e impactante trabalho da entidade ao longo de três décadas em prol da comunidade e das pessoas em situação de vulnerabilidade social; a exposição de animais de raças autóctones, cuja presença irá cativar os olhares e os corações dos visitantes; duas exposições distintas sobre as plantas invasoras, que visam sensibilizar para os riscos das mesmas; e, para os entusiastas da história sobre duas rodas, uma impressionante exposição de Bicicletas Antigas - Pasteleiras, que evoca memórias de uma era nostálgica e repleta de charme. Estas exposições acrescentam um toque de autenticidade e preservação do património cultural, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar nas tradições e nas curiosidades do passado.


No icónico Terreiro de S. Torcato, a céu aberto, os visitantes poderão usufruir de um programa de animação diversificado, que enaltece a cultura popular, as tradições e a demonstração das artes e ofícios locais e regionais.


A Feira da Terra, um evento de entrada franca, é um dos acontecimentos mais emblemáticos e acarinhados em S. Torcato e no Concelho de Guimarães, como se pode constatar pelo seu histórico de edições, bem como pelo número considerável de expositores e visitantes que atrai todos os anos, provando o seu encanto inigualável.


Horário da XXVIII Feira da Terra:

Dia 11: 19h00 à 00h00

Dia 12: 15h00 à 00h00

Dia 13: 10h00 à 00h00

Dia 14: 11h30 às 23h00



Partilhar