Pesar pelo falecimento de Rui Guimarães, um dos Capitães de Abril


O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento de Rui Guimarães, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

Faleceu, aos 80 anos de idade, o vimaranense, e um dos Capitães de Abril, Rui Guimarães.  

Rui Rolando Xavier de Castro Guimarães prestou serviço militar em Angola e na Guiné. Em abril de 1974, Rui Guimarães era capitão no Regimento de Infantaria nº 8 de Braga e durante as reuniões do Movimento das Forças Armadas, que preparam o derrube do regime, foi eleito o representante dos militares da Região Militar do Norte. 

Membro da Associação 25 de Abril e da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, o agora Coronel nunca deixou de lutar por um Estado democrático em Portugal, sendo decisiva a sua ação para o sucesso da Revolução dos Cravos. 

Em março de 2023, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, condecorou Rui Guimarães, juntamente com outros militares com participação direta no 25 de Abril de 1974, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo seu falecimento através desta Nota de Pesar, apresentando à sua Família e Amigos as mais sentidas condolências. 

 

Partilhar