Programa das Gulterianas foi apresentado


Bárbara Tinoco fecha o cartaz das Festas da Cidade e Gualterianas que vão decorrer de 26 de Julho a 5 de Agosto. Pelo palco principal do evento vão actuar ainda Fernando Daniel e Zé Amaro.

As festas centenárias vão novamente contar com o Parque de Diversões instalado na Alameda Alfredo Pimenta, a partir do dia 19 de Julho. O trajecto prolonga-se pela Rua Paio Galvão, onde estará instalada a exposição fotográfica «Guimarães: pontos de vista» entre 25 de Julho e 26 de Setembro.

A XXVI Feira de Artesanato de Guimarães abre portas no dia 26 de Julho e contará com 40 expositores de diversas actividades e oficinas de olaria, joalharia, bordados, miniaturas de perda e de decoração de velas. 

Pelo palco principal, este ano instalado no Largo do Toural, passarão Fernando Daniel, no dia 2 de Agosto, Bárbara Tinoco, no dia 3, e Zé Amaro, no dia 4, com os concertos marcados para as 22h00. No final sobem ao palco DJ's para animar a noite. 

De 2 a 5 Agosto, o Largo Condessa do Juncal vai acolher a Praça da Restauração, numa organização da Associação Vimaranense de Hotelaria, bem como espectáculos de concertinas e cantares ao desafio. 

O Largo de Donães recebe «Noite de Fado», durante o fim-de-semana, sempre às 21h00. Já no Largo João Franco decorre o Festival Internacional de Folclore, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, e o Despique de Bandas, com a Banda das Caldas das Taipas e a Banda de Pevidém, pelas 21h00.

Destaque ainda para o Grupo de Bombos Os Completos, que actuam no Jardim da Alameda de São Dâmaso, às 17h30, para o desfile pelas ruas da cidade e Concentração de Grupos de Bombos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes, no dia 2 e 3 de Agosto, às 18h30 e 9h00, respectivamente, e para a Feira de Gado e Concurso Pecuário, da organização da Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, que acontece no dia 3 de Agosto a partir das 9h30.    

Os actos litúrgicos acontecem no domingo, dia 3, com a missa em honra de S. Gualter, na Igreja de S. Francisco, pelas 12h30, e Majestosa Procissão de S. Gualter, às 18h00.

A Marcha Gualteriana encerra as festividades no dia 5 de Agosto, numa organização da Associação Artística da Marcha Gualteriana, a partir das 22h00. Os carros alegóricos que vão percorrer as ruas da cidade serão o da Cidade, Camões, Criança, 30 anos da Tuna Afonsina, 100 anos dos escutismo em Guimarães, 30 anos da UNAGUI, Action Man, Guerra dos Tronos e 25 de Abril.

in RADIO SANTIAGO 

Partilhar