Santa Eulália foi herói diante do campeão nacional

Imprensa é unânime em reconhecer o heroísmo do CCD de Santa Eulália diante do FC Porto com quem perdeu por apenas 1-0 e esteve perto de empatar no final. Treinador dos «dragões» deu os parabéns ao Santa Eulália.



Danilo dá o triunfo ao F. C. Porto, 1-0, diante do Santa Eulália

O F. C. Porto apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao eliminar o Santa Eulália, da 3.ª Divisão, por 0-1. Um resultado a condizer com uma exibição de serviços mínimos.


Um golo de Danilo num remate à entrada da área, aos 31 minutos, selou o triunfo do F. C. Porto diante do Santa Eulália. Uma vitória muito magra e condizente com uma exibição de serviços mínimos do bicampeão nacional num estádio bem composto e vibrante.

Em Vizela, o Santa Eulália bateu-se como um herói e soube fechar bem os caminhos da baliza, o que criou inúmeros problemas aos dragões. Vítor Pereira apostou num onze renovado e com o defesa Rolando a atuar a trinco, o que também dificultou a ação de um coletivo sem rotinas e com alguns jogadores ainda muito imaturos.

Na reta final do desafio, o Santa Eulália arriscou mais à procura do empate e até podia ter igualado o jogo no último lance, já nos descontos, mas Tiago Monteiro rematou ligeiramente ao lado. (JN)


«Merecíamos o prolongamento» - João Fernando

O treinador do Santa Eulália, João Fernando, mostrou-se orgulhoso pela derrota pela margem mínima consentida pela sua equipa e afirmou ainda que mereciam o prolongamento.

«Penso que merecíamos o prolongamento. Cheguei a sonhar com isso porque sei do que são capazes os meus jogadores. Lutámos até ao fim, até à exaustão e saímos de cabeça levantada. A nossa primeira derrota foi contra o campeão nacional», afirmou.

«Durante a semana tivemos um discurso que não pretendia espicaçar o FC Porto. Tentei passar uma mensagem descomplexada aos meus jogadores. Eles valem pelo que dão em campo. Tiveram a felicidade de jogar com o FC Porto e aproveitaram-na. Não desprestigiaram a equipa e mereciam o prolongamento», acrescentou.

João Fernando lembrou ainda as condições da equipa: «Somos uma equipa que treina num pelado mas que se bateu de igual para igual. Somos mais ofensivos contra equipas do nosso campeonato. Eulalenses têm de estar orgulhosos. Dignificámos o futebol da 3.ª Divisão, de Santa Eulália e da AF Braga».



«Com tantas mexidas descaracterizámos a equipa» - Vítor Pereira

O treinador do FC Porto não ficou satisfeito com a exibição da equipa na partida com o Santa Eulália. Vítor Pereira assumiu a responsabilidade de ter apresentado muitas alterações, mas esperava outra resposta da equipa.

«Assumo completamente as minhas decisões e reconheço que com tantas mexidas na equipa descaracterizámos a nossa forma de jogar. Não apresentámos futebol de qualidade, os adeptos mereciam mais», afirmou Vítor Pereira na habitual flash interview no final da partida.

O treinador dos dragões, porém, não deixou de valorizar a passagem à eliminatória seguinte da Taça de Portugal e fez também questão de dar os parabéns ao Santa Eulália, apenas derrotado por um único golo. A BOLA

----

Com um só foguete se fez a festa

Um FC Porto cheio de caras novas mostrou-se desligado e lento. Valeu o grande golo de Danilo, frente a uma equipa de amadores que lutou e cheirou o empate no último lance do jogo.

Começar pelo fim é a melhor maneira de contar a história do jogo: o Santa Eulália criou uma grande chance para empatar no último lance da partida. Isto diz tudo! Vítor Pereira, como se previa, deu minutos a jogadores menos utilizados e alguns em estreia esta época, como Rolando, que começou no meio-campo antes de recuar para a defesa. Iturbe também teve uma oportunidade e, diga-se, ficou a milhas de provar que merece outra atenção por parte do treinador.

Com tantas caras novas, o FC Porto foi desligado, lento, sem qualidade. No meio disto tudo, um grande golo de Danilo, que acabaria por ser o único da partida. Foi, para espanto de todos, o único foguete da festa azul e branca. Kléber podia ter feito o segundo, mas também ele não ganhou pontos numa corrida que parece perdida para Jackson.

O Santa Eulália foi bravo. Defendeu, esboçou algumas iniciativas e na primeira parte criou mesmo um lance que cheirou a golo. Esperava-se que quebrasse no segundo tempo, pois os jogadores têm pernas de amadores. Mas não. Continuou a bater-se, teve mesmo muita posse de bola nos minutos finais e esteve perto de empatar no último suspiro, quando Benício serviu Tiago Monteiro para um desvio ao lado.

O FC Porto venceu, mas não convenceu. Grandes mesmo foram os jogadores do Santa Eulália.
------------------------

RELATO MAIS FUTEBOL
Sonolento. O F.C. Porto segue para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal sem ter passado verdadeiramente por Vizela. Longo bocejo dos jovens dragões, com raros motivos de entusiasmo para os adeptos que acompanharam a equipa. Mérito tremendo do Santa Eulália, justificando a diferença mínima no marcador (0-1).

Vizela foi o centro do mundo eulalense, casa emprestada para a receção ao campeão nacional. O CCD Santa Eulália, promovido este ano à III Divisão Nacional, não conseguiu colocar o relvado em tempo útil no seu recinto e teve de promover a festa da Taça no reduto do F.C. Vizela.

Foi festa bonita, sim senhor, de gente humilde que não quer deixar má imagem. Pequenas falhas na organização e na acomodação de jornalistas sem afetar o panorama geral: bom ambiente e entusiasmo para um jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal que soube a final da Liga dos Campeões para os visitados.

O F.C. Porto apresentou-se em Vizela com a atitude possível, a mensagem forte do treinador e o natural relaxamento de algumas unidades, elementos afetados pela pouca qualidade do relvado e pela discrepância de forças entre as duas formações.

Oportunidade desperdiçada

Vítor Pereira encheu o seu onze de jovens e cativou-os com uma oportunidade única. Jogar de início e comprovar o potencial. A expetativa dos adeptos ditou uma enchente do recinto, com cerca de seis mil espectadores nas bancadas. Alguns terão ficado desiludidos com a apatia e falta de clarividência dos jovens dragões.

Quiñones, Kelvin e sobretudo Iturbe, por exemplo, parecem demasiado verdes para aparecer no onze do F.C. Porto em outro tipo de competições. O lateral colombiano, em estreia, denotou insuficiências na colocação defensiva, sobressaindo apenas no apoio ao ataque.

Kelvin aguentou apenas uma hora em campo, mostrando boa vontade pontual e falta de capacidade de remate. Quanto a Iturbe, talvez a maior esperança infundada nesta visita a Vizela. Muita corrida e pouco futebol perante um adversário relativamente acessível.

Por aqui se explica a entrada fraca dos dragões, frente a um Santa Eulália bem organizado e de coração aberto para o confronto entre David e Golias. Vestiu a pele sem tremer, sem estragar a festa e reduziu-se ao papel de figurante.

A equipa de João Fernando tem alguns nomes interessantes, como André Cunha. A seu lado, o redondinho Nélson, com excesso de peso e qualidade nos pés, uma figura graciosa com a bola e estranha sem ela. Arrancou alguns sorrisos e vários passes de bom nível.

Danilo desperta do sono

O jogo corria devagarinho, sem pressão, o F.C.Porto à espera de algo, de um momento de inspiração. E ele veio à meia-hora, dos pés de Danilo, que fintou para dentro e disparou com o pé esquerdo, o mais fraco, bem colocado. Golo.

O 0-1 sossegou os escassos corações azuis e brancos com problemas de ansiedade. Soava a pouco mas parecia suficiente. O Santa Eulália nunca se rendeu, deu-se até ao luxo de trocar um central por um avançado na etapa complementar mas pouco incomodou Fabiano. Fê-lo apenas ao minuto 48, num cruzamento perigoso de André Cunha.

Christian Atsu, o mais clarividente entre os jovens portistas, ia mantendo a defensiva contrária em sentido.Já na etapa complementra, o ganês fez um truque de magia, rodou sobre dois adversários e rematou na passada. Bola na trave, depois no chão, talvez dentro mas não valeu. Seguiu o jogo, diferença mínima no marcador.

Vítor Pereira mexeu no esquema e deceções como Quiñonez, Kelvin e Iturbe saíram com naturalidade. Oportunidade para ver Sebá, brasileiro da equipa B que tem igualmente capacidade para ser solução a médio prazo. Incisivo com a bola e bela presença física.

O jogo terminou com assobios perante a resignação portista e suadas tentativas do Santa Eulália em busca de um milagre. Em vão. Benício construiu ainda um lance de fino recorte, nos últimos segundos, mas Tiago Monteiro não conseguiu aproveitar.
---------------------

PÚBLICO

O Santa Eulália, clube da III Divisão, resistiu meia-hora ao FC Porto. Nesse momento, Danilo marcou um golo, o único dos campeões nacionais no terreno da equipa formada por estudantes, comerciantes e carteiros.

Vítor Pereira, treinador dos "dragões", promoveu diversas alterações à tradicional equipa do FC Porto na deslocação a Vizela, para a partida da Taça de Portugal. E o resultado foi uma equipa sem garra e que se limitou a cumprir o mínimo exigível: vencer e seguir em frente na prova.

O brasileiro Danilo foi o autor do único golo do encontro e um dos poucos momentos de que os adeptos portistas se poderão recordar.

O Santa Eulália, na sua segunda participação de sempre na Taça de Portugal, nunca foi encostado às cordas e os seus jogadores, amadores, responderam sempre com brio.

O FC Porto ainda enviou uma bola aos ferros da baliza adversária, mas a partida terminou com um perdida do…Santa Eulália.

--------------
A BOLA AO MINUTO

90'
+6
Termina em Vizela. O FC Porto venceu o Santa Eulália, por 1-0 e segue em frente na Taça de Portugal. Valeu o golo de Danilo. Má exibição dos dragões, com o Santa Eulália a terminar a partida em cima do campeão nacional.

90'
+5
Remate perigoso de Tiago Monteiro (Santa Eulália). Quase o empate! Jogada de Benício pela esquerda, cruzamento atrasado para Tiago Monteiro, mas o remate passa perto do poste.

90'
+5
Remate de Sebá (FC Porto), defende São Bento.

90'
+2
O jogo termina com o Santa Eulália por cima e com o FC Porto a tentar controlar.

90'
+1
Remate de Christian Atsu (FC Porto) para fora. O ganês foi egoísta e tentou o golo, quando tinha Kléber em boa posição.

90'
Quatro minutos de compensação.

88'
Remate perigoso de Kléber (FC Porto). Recuperação de Atsu, assistência para Kléber, mas São Bento defende o remate do brasileiro.

88'
Ouvem-se assobios em Vizela. Os adeptos do FC Porto estão descontentes com a exibição da equipa.

83'
Falta de Mangala (FC Porto) sobre Filipe Magalhães.

83'
Falta de Sebá (FC Porto) sobre Armando.

80'
Entra Filipe Magalhães, sai Zezé (Santa Eulália).

79'
O Santa Eulália começa a acreditar e, aos poucos, chega mais vezes à baliza do FC Porto.

77'
Falta de Castro (FC Porto) sobre Tiago Monteiro.

77'
Falta de Tiago Monteiro (Santa Eulália) sobre Miguel Lopes.

74'
Salva Miguel Lopes! Cruzamento do lado direito, Benício prepara-se para rematar, mas Miguel Lopes corta a jogada.

74'
Entra Tiago Monteiro, sai Carlitos (Santa Eulália).

73'
Fora-de-Jogo de Christian Atsu (FC Porto).

72'

Remate de Carlitos (Santa Eulália) à figura de Fabiano.

72'
Entra Sebá, sai Iturbe (FC Porto).

72'
Fora-de-Jogo de Benício (Santa Eulália).

70'
Sebá vai estrear-se no FC Porto.

69'
Jogo bastante pobre por parte do FC Porto. Mas perfeitamente controlado.

68'
Remate perigoso de Christian Atsu (FC Porto) à trave! O ganês ganhou espaço na grande área, rematou no meio de dois defesas do Santa Eulália, mas à trave.

64'
Entra Benício, sai Filipe Alves (Santa Eulália).

64'
Remate frontal de Varela (FC Porto) ao lado.

63'
Remate de Kléber (FC Porto) à figura de São Bento.

62'
Entra Varela, sai Kelvin (FC Porto).

62'
Entra Miguel Lopes, sai Quiñones (FC Porto).

61'
Assistência de Rui Costa para Zezé, Fabiano Freitas chega primeiro e sai aos pés do avançado.

60'
Cruzamento de Atsu no lado esquerdo, Basílio cede canto!

59'
Miguel Lopes e Varela vão entrar no FC Porto.

57'
Livre marcado por Danilo (FC Porto) para o segundo poste, São Bento soca a bola para longe.

56'
O guarda-redes já está restabelecido.

55'
Rui Costa chocou com Fabiano Freitas. O guarda-redes recebe assistência médica.

54'
Falta de Mangala (FC Porto) sobre Carlitos.

51'
Remate perigoso de Kléber (FC Porto) ao lado. Cruzamento de Quiñones, Kléber salta mais alto, mas a bola bate num defesa do Santa Eulália e sai.

50'
Varela. Sebá e Miguel Lopes aquecem no FC Porto.


48'

Perigo na área do FC Porto! Jogada estudada do Santa Eulália, Hélio cruza, mas Fabiano Freitas afasta.


46'




Começa a segunda parte.


45'
+2



Intervalo em Vizela. O FC Porto vence o Santa Eulália, por 1-0. Vale o golo de Danilo.


45'




Cruzamento de Hélio à procura de Zezé, Danilo atrasa com o peito e Fabiano Freitas agarra a bola. Boa jogada do Santa Eulália.


43'




Remate de Kelvin (FC Porto) ao lado. Diagonal do brasileiro, mas o remate de pé esquerdo sai fraco e ao lado.


42'




Abdoulaye parece cortar a bola com o braço, mas Rui Costa manda jogar.


38'




Remate perigoso de Kléber (FC Porto). Jogada de ataque do FC Porto, Kléber fica sozinho, na cara de São Bento, mas remata à figura do guarda-redes do Santa Eulália.


37'




Falta de Kléber (FC Porto) sobre Basílio.


36'




Remate de Iturbe (FC Porto) para fora. Canto de Danilo, Iturbe cabeceia por cima.


36'




Remate de Danilo (FC Porto) de fora da área, São Bento defende para canto.


35'




Inácio procura o cruzamento, mas a bola acaba quase fora do estádio...


32'




Com os atacantes tão em jogo, acabou por ser um defesa a desbloquear a resistência do Santa Eulália.


31'




GOLO de Danilo (FC Porto). Grande golo do brasileiro. Passe de Atsu para Castro, Castro assiste Danilo e o lateral remata de pé esquerdo, à entrada da área, sem hipóteses para São Bento.


30'




Atsu isola-se, mas São Bento sai aos pés do ganês e chega primeiro à bola!


27'




Falta de Castro (FC Porto) sobre Nelson.


26'




Passe de Kelvin, Atsu fica na cara de São Bento, mas Basílio corta a jogada.


22'




Remate de Christian Atsu (FC Porto) para fora. Castro descobriu o ganês na área, Atsu hesitou, tentou o cruzamento, mas a bola saiu disparada... para fora.


21'




Atingidos os primeiros 20 minutos, o resultado permanece 0-0. Cumpriu-se o primeiro objetivo de João Fernando, treinador do Santa Eulália.


19'




Remate colocado de Kelvin (FC Porto) à entrada da área, São Bento defende junto ao poste esquerdo.


18'




Remate de Iturbe (FC Porto) para fora. O argentino tentou colocar a bola no ângulo superior esquerdo, mas sem sucesso.


15'




Remate perigoso de Iturbe (FC Porto). Combinação entre Iturbe e Kléber, o argentino remata cruzado, mas São Bento defende.


14'




Quase marca o Santa Eulália! Rui Costa ganha espaço a Danilo, entra na área, cruza de forma atrasado, mas Carlitos não consegue rematar. O estádio aplaude!


13'




Passe longo para Carlitos, o avançado vencer a oposição de Mangala, mas Fabiano Freitas recolhe a bola.


13'




Falta de Quiñones (FC Porto) sobre Carlitos.


12'




Livre marcado por Danilo (FC Porto), Rolando tenta o remate, mas é estorvado por um jogador do Santa Eulália. Passa o perigo.


12'




Falta de Rui Costa (Santa Eulália) sobre Kelvin.


11'




O FC Porto domina e o Santa Eulália ainda não chegou à baliza de Fabiano Freitas.


7'




Remate de Kléber (FC Porto) de bicicleta! Passe de Kelvin, remate acrobático de Kléber, mas à figura de São Bento.


6'




Mangala assiste Kléber, mas o guarda-redes São Bento sai aos pés do avançado brasileiro e agarra a bola.


4'




Remate de Kléber (FC Porto) para fora. Jogada de Kelvin pela esquerda, cruzamento à procura do brasileiro, mas a bola sai ao lado.


1'




Começa a partida em Vizela.


Partilhar