COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA:
"No seguimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos no sentido da despoluição do Rio Vizela, a Câmara Municipal tem verificado notórias melhorias na qualidade da água, a qual, contrariamente ao passado, tem apresentado uma cor transparente. Ao longo dos últimos anos, este Município encetou todas as diligências e efetuou todos os esforços ao seu alcance para combater, de forma assertiva, quaisquer atos poluidores, visando alcançar a despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.
"Contudo, cumpre esclarecer que, por decisão da Delegada de Saúde — fruto de uma alteração de metodologia implementada por aquela autoridade —, a mesma decretou a água do rio imprópria para banhos e impôs a colocação de um aviso de interdição no local."
A Câmara Municipal de Vizela sublinha que esta interdição é totalmente alheia à Autarquia, aplicando-se única e exclusivamente à água do rio. Importa esclarecer que, anteriormente, o Município realizava análises regulares e, sempre que os resultados desaconselhavam os banhos, colocava avisos informativos no local — sinalética essa que, lamentavelmente, era vandalizada ou retirada com frequência.
De realçar que a zona de lazer da Marginal Ribeirinha, incluindo os repuxos de água, permanece totalmente segura e em pleno funcionamento, uma vez que estes equipamentos são alimentados de forma autónoma através da rede pública de abastecimento.
Cancelamento de Atividades e Prejuízo para o Concelho
Lamentavelmente, fruto desta proibição imposta pela autoridade de saúde, a Câmara Municipal vê-se forçada a cancelar o Triatlo Jovem, bem como todas as atividades de rio que estavam inseridas no programa das Férias Desportivas.
Autarquia exige ação imediata aos verdadeiros responsáveis
Não se conformando com o impacto desta decisão e recusando que os vizelenses sejam penalizados por falhas externas, a Câmara Municipal vai encetar de imediato todas as diligências para exigir a inversão desta interdição, notificando as entidades diretamente responsáveis pela gestão e fiscalização das linhas de água:
Análises Independentes: Realização de testes à água do Rio Vizela a montante e a jusante (antes e depois) da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, gerida pela Águas do Norte;
Novas condições específicas para as descargas no Rio Vizela: Exigência à APA (Agência Portuguesa do Ambiente) para que estabeleça novas condições específicas para as descargas no Rio Vizela, reduzindo os valores limite de emissão de descargas para a bacia do rio, bem como a urgente execução de uma conduta de ligação entre Serzedo e Vizela;
ETAR de Serzedo (Águas do Norte): Solicitação ao SEPNA (GNR) de uma fiscalização rigorosa e urgente às descargas efetuadas pela ETAR.
Sendo a Marginal Ribeirinha o local de eleição dos vizelenses para fruição do rio — agora potenciado pelo forte investimento da Câmara Municipal na requalificação de todo aquele espaço e do Parque das Termas, com especial destaque para a criação dos Passadiços —, e estando a mesma dotada de infraestruturas complementares de excelência que em muito beneficiam a prática balnear, o Município mantém o foco estratégico e a exigência em obrigar as entidades competentes a tornarem a água formalmente própria para banhos.
"Câmara Municipal vai solicitar reunião urgente à Ministra do Ambiente"
Para além das notificações formais enviadas às respetivas entidades, a Câmara Municipal de Vizela vai solicitar uma reunião com carácter de urgência à Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, de forma a expor diretamente a situação e exigir a tutela do setor.
A Câmara Municipal de Vizela reitera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente, urgente e necessário exigir, por parte dos verdadeiros responsáveis institucionais, a resolução definitiva e imediata deste problema." CMV

























































