S. Paio de Vizela recebe hoje prenda de bodas de ouro


Esta sexta-feira dia 26 de junho, pelas 19h00, a Câmara Municipal de Vizela e a AD S. Paio Sport Clube inauguram as obras de requalificação e beneficiação do seu Complexo Desportivo. 
Arquivo: visita às obras. 

A cerimónia marca um momento de especial simbolismo, ocorrendo no ano em que a instituição celebra o seu 50.º aniversário.

A intervenção que irá ser inaugurada, inserida no programa "Vizela Cidade Desportiva", incluiu a ampliação dos balneários e da sede social, dotando os 110 atletas do clube (entre camadas jovens e seniores) de condições de excelência para a prática da modalidade, ao qual se junta ainda a substituição integral do sistema de iluminação por tecnologia LED e a reparação de muros de suporte.


Vizela volta a receber Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas

No próximo dia 28 de junho, o Jardim Manuel Faria será palco de um espetáculo único, onde a música, a tradição e a cultura se unem para celebrar a riqueza do património ibero-americano.

A partir das 17h00, pode assistir ao espetáculo de tunas e viver uma tarde de animação, convívio e partilha cultural no coração da cidade de Vizela.

📍 Jardim Manuel Faria

📅 28 de junho

🕔 17h00

Não perca esta viagem musical que volta a passar por Vizela!







Assembleia do FC Vizela esta sexta-feira

O Futebol Clube de Vizela, presidido por João Madureira (na foto) informa os seus associados que a Assembleia Geral Ordinária terá lugar dia 26 de junho de 2026 (sexta-feira), pelas 20h30, na Casa do Povo de Vizela.

Da ordem de trabalhos constam a apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas de 2025 e respetivo Parecer do Conselho Fiscal, bem como a apreciação de outros assuntos de interesse para o Clube.



Títulos de imprensa de sexta-feira 26





 Em atualização. 

26 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1877 - O jornal Imparcial faz referência para as Festas de S. João de Vizela, com um bazar de prendas a render para a igreja de Nespereira no Hotel Vizellense, a Philarmónica Vimaranense; arraial no Hotel Cruzeiro do Sul, concerto da banda do Sr. João Sande (de Guimarães) no Hotel Central.

1972 - Durante dois dias decorre no monte de S. Bento das Peras a Festa de S. Cristóvão e S. Paulo. O conjunto típico Irmãos Peixoto abrilhanta as solenidades que contam ainda com majestosa procissão em honra dos dois Santos.
1888 - É atribuída licença ao Café Brazil (onde está hoje o Café Universal) na Rua da Estrada Nova (atual rua Dr. Abílio Torres), sendo seu proprietário José Pinto de Freitas. O Café Brazil (ou Brasileiro) passou depois para a esquina da Av. Eng. Sá e Melo (hoje Av. dos Bombeiros onde está a Midouro). O café Universa e dos mais antigos de Portugal, hoje sob a gerência de Marco Paulo Ribeiro


1890 - O jornal Comércio de Guimarães dá uma pequena nota da retirada de Vizela de Serpa Pinto.  Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, 1.º Visconde de Serpa Pinto (Cinfães, Tendais, Quinta das Poldras, 20 de Abril de 1846Lisboa, 28 de Dezembro de 1900), foi um famoso militar, explorador e administrador colonial português.

1905 - Um incidente de trânsito com um cocheiro que levava o candeeiro do coche apagado na rua Dr. Abílio Torres terminou com multa e chicotadas da polícia.

1962 - Na sua reunião de 26 de junho a Câmara de Guimarães aprova o orçamento da firma Bernardino Jordão de Guimarães para electrificar o Lugar das Barrocas em S. João das caldas por 3.051 escudos (pouco mais de 15 euros na moeda de hoje) e autoriza a utilização do jardim Manuel Faria pelo FC Vizela para realização de festas de angariação de fundos.


1972 - Cónego Albano Freitas, compra, após o incêndio na igreja de S. João, parte do altar-mor do convento portuense de S. Bento de Avé Maria, que foi demolido para dar lugar à estação ferroviária de S. Bento no princípio do século passado. Tribuna do altar encontrava-se recolhida na arrecadação da Igreja de Cedofeita, no Porto, sem nunca ter sido utilizada, por ser excessivamente alta e foi colocada na igreja de S. João onde pode ser admirada toda a sua beleza.

1977 - Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos realiza um referendo junto da população para saber se pretende continuar em Guimarães ou mudar para um hipotético concelho de Vizela. Apenas um terço foi favorável a Vizela.  O MRCV fiscalizou o referendo.

1980 - É lavrado em ata da Junta de Freguesia de S. João das Caldas (presidida por Augusto Torres) a compra da Quinta do Poço Quente (hoje Marginal Ribeirinha) com 45 mil metros quadrados de terreno pela Câmara Municipal de Guimarães para aí ser construído o mercado, jardim de infância e habitações sociais de Vizela.  


1992 - Notícias de Vizela alerta para o pior possível da poluição do Rio Vizela .

1998 - Fernando Alberto Ribeiro da Silva, ex-governador civil de Braga e considerado o maior opositor da criação do Concelho de Vizela, escreve uma carta-aberta ao Presidente a Câmara de Guimarães solicitando que se demita do cargo acusando-o de ter sido brando a tratar do caso da criação do concelho de Vizela e de não ter peso junto do PS nacional.

2010 - Vizelense Rui Guimarães, treinador de futsal, assina contrato com o FC Balticflora da República Checa.
2021 -  Miguel Dias assume presidência do Lions Club de Vizela rendendo no cargo Irene Costa. Ler mais aqui.


NASCEU NESTA DATA
1965 - Jorge Lima, fotografo amador de Vizela.


FALECEU NESTA DATA
2009 - Alcina de Castro e Silva (S. Miguel)
2011 - Joaquim Armando Silva Borges (Tagilde)
2011 - João Ribeiro Ferreira (S. Miguel)
2020 - Maria da Glória Machado Abreu (Vilarinho)
2020 - Armindo Paulo Correia de Carvalho (S. João)
2024 - Manuel Ferreira Silva (Tagilde)

Eventos históricos

1936: Voo inaugural do Focke-Wulf Fw 61

Ricardo Araújo pede ao país que reconheça em Guimarães a origem de Portugal

Presidente da Câmara Municipal de Guimarães defende que o 24 de Junho seja feriado nacional em 2028, quando se cumprirem 900 anos da Batalha de S. Mamede.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, defende que o 24 de Junho seja celebrado como feriado nacional em 2028, ano em que se cumprirão 900 anos da Batalha de S. Mamede, travada a 24 de Junho de 1128.

A posição do autarca foi sublinhada no discurso proferido na sessão solene comemorativa do 24 de Junho de 1128, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, perante o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em representação do Governo, autarcas, representantes institucionais, convidados, homenageados e centenas de Vimaranenses, numa noite marcada pela convocação da memória de S. Mamede como expressão maior da identidade de um povo.

No seu discurso, Ricardo Araújo sublinhou que o 24 de Junho não é apenas uma data vimaranense, mas a data fundadora de Portugal, associada ao momento em que se consolidou, a partir de Guimarães, uma vontade política autónoma que foi decisiva para o nascimento do país. “Por isso, quando Guimarães fala do Dia Um de Portugal, não pede ao país uma homenagem cerimonial, mas antes um reconhecimento justo, inteiro e lúcido da sua própria origem”, declarou.

Para o Presidente da Câmara Municipal, a valorização nacional de S. Mamede não procura colocar Guimarães acima de Portugal, antes reconhecer que há momentos históricos cuja dimensão ultrapassa o território onde ocorreram e pertence à memória comum de uma nação. “Desejamos tornar claro que não celebramos S. Mamede para engrandecer Guimarães diante de Portugal. Celebramos S. Mamede para a partir de Guimarães celebrarmos Portugal”, sublinhou.

Ricardo Araújo enquadrou a proposta com sentido institucional e de justiça, considerando que "quando Guimarães fala do Dia Um de Portugal, não pede ao país uma homenagem cerimonial, mas antes um reconhecimento justo, inteiro e lúcido da sua própria origem", considerou.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães considera, por isso, que a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede deve ser preparada como um momento de celebração nacional. “É por isso que temos defendido, com firmeza, serenidade institucional e sentido de Estado, que em 2028, quando se cumprirem 900 anos da Batalha de S. Mamede, o 24 de Junho deve ser celebrado como feriado nacional”, concluiu Ricardo Araújo.

Ao longo da intervenção, o autarca estabeleceu também uma ponte entre o legado histórico de Guimarães e os desafios do presente e futuro, defendendo que se “Guimarães deu a Portugal um começo. Hoje, não podemos dar-lhe menos do que mais desenvolvimento, mais progresso e melhor futuro”.


Miguel Pinto Luz: “São Mamede é a primeira afirmação do que é o ser português”


Na intervenção em representação do Governo, Miguel Pinto Luz afirmou que a Batalha de São Mamede representa muito mais do que um episódio militar da História de Portugal, constituindo "a primeira afirmação do que é o ser português". Para o governante, foi naquele momento que um povo decidiu ousar proclamar a sua liberdade, recusando depender de poderes externos e escolhendo construir o seu próprio destino. "Evocamos hoje a nossa História, o nosso ser, a nossa fundação e a nossa portugalidade", afirmou.


Dirigindo uma palavra especial aos vimaranenses, o Governante agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Município na valorização da fundação de Portugal e defendeu que São Mamede não deve permanecer apenas como uma memória histórica, mas transformar-se numa inspiração permanente para o país. "Temos de trazer São Mamede para o presente, celebrá-la, estudá-la, aprendê-la e, sobretudo, vivê-la", defendeu Miguel Pinto Luz.


Ministro dirigiu ainda uma última mensagem aos Vimaranenses, expressando o desejo de que o espírito de São Mamede continue a inspirar "novas conquistas, novos desígnios e um novo futuro", assente na coragem, na liberdade e na ambição.

Uma noite de homenagem, cultura e celebração da identidade vimaranense


A Sessão Solene integrou também um dos momentos mais simbólicos das comemorações, com a imposição das condecorações honoríficas atribuídas pelo Município de Guimarães. Domingos Bragança foi agraciado com a Medalha de Honra do Município de Guimarães. A título póstumo, Delfim Rodrigues, Eduardo Ribeiro e Wladimir Brito foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal Cívico. Antónia Oliveira Gonçalves e Joaquim Oliveira Mendes com a Medalha de Mérito Empresarial, António Dias Lopes com a Medalha de Mérito Social e o Intendente João Ramada Martins com a Medalha Municipal de Serviços Distintos – Grau Prata, numa homenagem a percursos de serviço, cidadania, empreendedorismo e dedicação à comunidade.


A cerimónia culminou com o espetáculo "Guimarães, Cidade Contínua – A Batalha pela Independência", protagonizado por associações e grupos culturais vimaranenses. Entre música, teatro e imagem, o público foi conduzido por uma viagem simbólica às origens da nacionalidade e da identidade vimaranense, encerrando a Sessão Solene com a interpretação do Hino Nacional, num momento de forte emoção e simbolismo coletivo.


 

 

 

 

 

 


S. Adrião, Infias e S. Paio na agenda municipal

A Câmara Municipal de Vizela e a Junta de Freguesia de Santo Adrião vão inaugurar as obras de requalificação do espaço de atendimento da sede da Junta de Freguesia, este domingo, dia 28 de junho, pelas 11h00.

Para as autarquias: "Este momento representa um marco muito importante para a comunidade, no seguimento de um processo de afirmação e consolidação da freguesia e esta intervenção representa um passo decisivo na melhoria das condições de funcionamento dos serviços públicos locais, reforçando a autonomia, a modernização administrativa e a capacidade de resposta da freguesia às necessidades de toda a população.

As obras contemplaram uma intervenção no espaço de atendimento da sede da Junta de Freguesia com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores e um serviço de atendimento mais eficiente, próximo e digno para todos os cidadãos,

Com esta requalificação, a sede da Junta de Freguesia de Santo Adrião assume-se como um símbolo renovado de desenvolvimento local, que valoriza o património edificado e reforça decisivamente a ligação diária entre os órgãos autárquicos e a comunidade."

BANCADA CCR DE INFIAS


O Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo restante Executivo, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Infias, Hélder Magalhães, e pelo Presidente do Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão, Francisco Correia, visitou as obras de beneficiação do complexo desportivo do Clube, nomeadamente para a construção de uma bancada coberta com capacidade de 170 lugares sentados e 4 lugares para cadeiras de rodas.

CAMPO DE FUTEBOL EM S. PAIO

Esta sexta-feira dia 26 de junho, pelas 19h00, a Câmara Municipal de Vizela e a AD S. Paio Sport Clube inauguram as obras de requalificação e beneficiação do seu Complexo Desportivo. 



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


                                                                                                                                               


Cortejo de oferendas em S. Adrião para salão Paroquial

Realiza se este domingo um cortejo de oferendas a reverter para as obras do salão Paroquial de Santo Adrião de Vizela. 

Titulos de imprensa de quinta-feira 25


Terramoto na Venezuela 

Fortuné e Haiti fora do Mundial

O Haiti despediu se hoje do Mundial de Futebol com uma derrota 4-2 frente a Marrocos. A seleção do jogador vizelense Yassin Fortuné esteve a vencer porém não conseguiu segurar a vantagem. De qualquer forma já estava eliminada desde a jornada anterior com a Escócia não tendo conquistado qualquer ponto nas três partidas efetuadas neste seu regresso ao Mundial 54 anos depois da primeira participação. Ficou em último lugar.
Fortuné, avançado do Vizela, jogou apenas 5 minutos na partida com o Brasil sendo suplente não utilizado nos restantes dois jogos. Tem a proeza de ter sido o primeiro jogador do FC Vizela (clube fundado em 1939), a participar numa fase final de um mundial de futebol. Coube ao Haiti um grupo forte com Brasil, Marrocos e Escócia e pouca mais havia a fazer. 
Yassin Pierre, também jogador do FC Vizela, lesionou se nos primeiros treinos da seleção do Haiti no Mundial - ao rasgar o tendão de aquiles - tendo ficado fora da competição e muito provavelmente fora dos primeiros treinos do FC Vizela com início a 2 de Julho.


Faleceu Maria de Lurdes Pereira de Araújo

(Travessa do Bom Viver - São Faustino - Guimarães).

25 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Todos os dias no ddV o que de mais importante aconteceu em cada dia.

Faleceu José Leite de Almeida

Rua de São Salvador - Tagilde, Vizela. 

Academia de Dança d'Uomo representa Portugal na Dance World Cup em Dublin

A Associação Vidança/ Academia de Dança D'Uomo foi distinguida com uma honra de enorme prestígio internacional ao ser escolhida para representar Portugal na cerimónia oficial de abertura das finais mundiais da Dance World Cup 2026, que decorrerão em Dublin, na Irlanda.

A cerimónia está marcada para o próximo dia 12 de julho, domingo, e reunirá cerca de 60 países e mais de 12 mil bailarinos provenientes de todo o mundo, naquele que é considerado o maior evento internacional de dança para jovens talentos.

A representação portuguesa ficará a cargo de uma aluna da escola, que assumirá o papel de mascote nacional durante o desfile e apresentação oficial das delegações participantes. A escola contará com a colaboração do Rancho Folclórico de Santa Eulália, que irá ceder um traje tradicional representativo da cidade, das raízes locais e dos costumes portugueses.

"Será uma honra muito especial para a jovem bailarina vestir e levar aquilo que é nosso a um palco mundial, dando a conhecer a identidade, a tradição e a cultura portuguesa perante delegações de todos os continentes" - disse Cristiana Borges.

"Para a direção da escola, esta distinção representa não apenas o reconhecimento da qualidade do ensino ministrado, mas também uma oportunidade única de levar o nome de Portugal, de Vizela e da região aos palcos de um evento que reúne a excelência da dança mundial.

A participação nesta cerimónia de abertura ficará certamente marcada como um momento histórico para a instituição, reforçando o seu percurso de dedicação, excelência e valorização dos jovens bailarinos portugueses".

Rio Vizela interdito a banhos


COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA:

"No seguimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos no sentido da despoluição do Rio Vizela, a Câmara Municipal tem verificado notórias melhorias na qualidade da água, a qual, contrariamente ao passado, tem apresentado uma cor transparente. Ao longo dos últimos anos, este Município encetou todas as diligências e efetuou todos os esforços ao seu alcance para combater, de forma assertiva, quaisquer atos poluidores, visando alcançar a despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

"Contudo, cumpre esclarecer que, por decisão da Delegada de Saúde — fruto de uma alteração de metodologia implementada por aquela autoridade —, a mesma decretou a água do rio imprópria para banhos e impôs a colocação de um aviso de interdição no local."

A Câmara Municipal de Vizela sublinha que esta interdição é totalmente alheia à Autarquia, aplicando-se única e exclusivamente à água do rio. Importa esclarecer que, anteriormente, o Município realizava análises regulares e, sempre que os resultados desaconselhavam os banhos, colocava avisos informativos no local — sinalética essa que, lamentavelmente, era vandalizada ou retirada com frequência.


De realçar que a zona de lazer da Marginal Ribeirinha, incluindo os repuxos de água, permanece totalmente segura e em pleno funcionamento, uma vez que estes equipamentos são alimentados de forma autónoma através da rede pública de abastecimento.


Cancelamento de Atividades e Prejuízo para o Concelho

Lamentavelmente, fruto desta proibição imposta pela autoridade de saúde, a Câmara Municipal vê-se forçada a cancelar o Triatlo Jovem, bem como todas as atividades de rio que estavam inseridas no programa das Férias Desportivas.

Autarquia exige ação imediata aos verdadeiros responsáveis

Não se conformando com o impacto desta decisão e recusando que os vizelenses sejam penalizados por falhas externas, a Câmara Municipal vai encetar de imediato todas as diligências para exigir a inversão desta interdição, notificando as entidades diretamente responsáveis pela gestão e fiscalização das linhas de água:

Análises Independentes: Realização de testes à água do Rio Vizela a montante e a jusante (antes e depois) da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, gerida pela Águas do Norte;

Novas condições específicas para as descargas no Rio Vizela: Exigência à APA (Agência Portuguesa do Ambiente) para que estabeleça novas condições específicas para as descargas no Rio Vizela, reduzindo os valores limite de emissão de descargas para a bacia do rio, bem como a urgente execução de uma conduta de ligação entre Serzedo e Vizela;

ETAR de Serzedo (Águas do Norte): Solicitação ao SEPNA (GNR) de uma fiscalização rigorosa e urgente às descargas efetuadas pela ETAR.

Sendo a Marginal Ribeirinha o local de eleição dos vizelenses para fruição do rio — agora potenciado pelo forte investimento da Câmara Municipal na requalificação de todo aquele espaço e do Parque das Termas, com especial destaque para a criação dos Passadiços —, e estando a mesma dotada de infraestruturas complementares de excelência que em muito beneficiam a prática balnear, o Município mantém o foco estratégico e a exigência em obrigar as entidades competentes a tornarem a água formalmente própria para banhos.


"Câmara Municipal vai solicitar reunião urgente à Ministra do Ambiente"

Para além das notificações formais enviadas às respetivas entidades, a Câmara Municipal de Vizela vai solicitar uma reunião com carácter de urgência à Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, de forma a expor diretamente a situação e exigir a tutela do setor.

A Câmara Municipal de Vizela reitera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente, urgente e necessário exigir, por parte dos verdadeiros responsáveis institucionais, a resolução definitiva e imediata deste problema." CMV




 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


                                                                                                                                               


Um dia especial para Guimarães e Portugal





















O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, salientou neste feriado municipal do 24 de junho, ter sido "Um dia especial para Guimarães e Portugal!🇵🇹"

O autarca acrescentou: "Hoje celebramos o Dia Um de Portugal – Batalha de São Mamede 1128. É com muito orgulho, honra e sentido de responsabilidade que participo nas comemorações deste dia, enquanto Presidente da Câmara de Guimarães. 

Foi com enorme simbolismo que Guimarães viveu e sentiu o primeiro momento destas celebrações. Do Hastear das Bandeiras à cerimónia promovida pelo Exército Português junto à Estátua de D. Afonso Henriques, passando pela Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, vivemos uma manhã de memória, identidade e celebração. 

⚔️Do Campo de São Mamede nasceu um país. Quase nove séculos depois, continuamos a honrar esse legado e a preparar um momento histórico, que serão as comemorações dos 900 anos de Portugal.  

Hoje, juntos, demonstramos o orgulho de sermos o Berço da Nação. Em Guimarães honramos o passado, valorizamos o presente e construímos o futuro dos Vimaranenses e de Portugal."

MINISTRO PRESENTE 

No dia em que Guimarães comemora mais um aniversário da Batalha de São Mamede, a Câmara Municipal promoveu a inauguração da requalificação de um bairro que "esteve esquecido quase uma década". A afirmação foi proferida pelo Presidente da Câmara na "única inauguração" do programa de comemoração do Dia Um de Portugal, em Gondar, no Bairro da Emboladoura.

"Esta é a única inauguração que incluímos no programa de 24 de Junho por uma razão simples. Não porque não houvesse outras coisas para inaugurar, mas porque quisemos dar o devido e merecido destaque a esta requalificação a um bairro que durante muito tempo esteve esquecido", disse Ricardo Araújo.

Governo vai apresentar Comissariado Nacional para as Comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede no dia 3 de Julho em Guimarães.

MEDALHAS 

Entretanto, na sessão solene, procedeu-se à atribuição das medalhas. 

Recorde-se os homenageados: Mérito Cívico (póstumas) para Eduardo Ribeiro, Wladimir Brito e Delfim Rodrigues; Mérito Empresarial para Antónia Gonçalves e Joaquim Oliveira Mendes; Mérito Social para António Dias Lopes; e Serviços Distintos para João Ramada Martins.
Domingos Bragança, ex presidente da Câmara Municipal de Guimarães distinguido.