Turbina do Parque das Termas sem controlo

Roldanas que subiam e desciam a comporta foram retiradas. O rio não segue o seu percurso como devia e o nível da água está acima do que que seria habitual cobrindo o passadiço de entrada para os barcos de recreio que ali vagueiam no verão.



Está sem roldanas e sem os ferros elevatórios a turbina do Parque das Termas, significando isto que a comporta está imobilizada no seu ponto mais baixo e não deixa correr a água como seria aconselhável nesta altura do ano.
Apesar as chuvas dos últimos tempos que subiram de forma visível o caudal do rio, o nível da água retido no parque das termas é anormal. A turbina, como se recordam os mais atentos, controlava (foi feita precisamente para isso) o volume de água naquele espaço que há muitos anos é utilizado por barcos de recreio, mas as roldanas que a controlavam desapareceram.
Aquela é também uma área onde o rio acumula muita areia, pelo que o seu desassoreamento será inevitável a curto prazo como já aconteceu em junho de 2010(ver vídeo).
Um assunto ao cuidado da Câmara Municipal de Vizela a quem a Companhia dos Banhos de Vizela concessionou o Parque das Termas.



Partilhar