Romagem dos moreirenses às Senhoras do Monte


É uma peregrinação com mais de 50 anos em memória dos combatentes do Ultramar. Ocorre no dia 10 de junho em Moreira de Cónegos e nela podem participar apenas homens. As mulheres ficam nos passeios vendo os homens partir. O dia inclui uma missa na capelinha das Três Virgens do Monte em Serzedelo e um franco convívio com o pároco Matos e P. Domingos presentes. FOTOS CEDIDAS POR ABÍLIO DA TUNICA

É das mais envolventes tradições da Vila de Moreira de Cónegos. Há mais de 50 anos que os homens daquela vila caminham os cerca de 7 km desde a igreja paroquial da vila até ao ponto mais alto de Serzedelo onde ali veneram as Três Virgens do Monte.
Uma romagem que foi iniciada em 1960 pelo Padre Duarte da Lamela em homenagem aos combatentes portugueses caídos na guerra do Ultramar.
Depois do seu falecimento, o Padre Domingos (capelão da prisão de Guimarães) foi um grande impulsionador contando com a colaboração dos párocos que foram passando por Moreira de Cónegos. O atual, padre Matos, apesar da sua respeitosa idade, faz mesmo questão de integrar o cortejo e caminhar ao lado dos peregrinos.
No interior da capela os romerios cantas «As Romeiras» as Senhoras, sendo sempre de recordar o saudoso Raúl Leiras a quem cabia, numa voz bem tibrada, deitar as quadras. Outros seguiram o seu belo costume.
Um dia diferente para os homens de Moreira de Cónegos que promete ser reptido nos próximos 10 de junho.

Partilhar