"Memórias de babeiro e calças curtas"

Vizelense José Lopes Videira publicou um novo livro, desta vez contando façanhas vividas pelas sua geração sem esquecer as carinhosas e inesquecíveis figuras típicas da época, os jogos artesanais e as traquinices das crianças no rio Vizela, no monte de S. Bento, etc.

José Lopes Videira (do Hotel do Padre, S. Miguel-Vizela) fala neste livro da sua infância, mas que não deixa de ser uma infância comum a quem já passou as fasquia dos 40 anos e viveu a sua meninice e juventude antes de haver computadores, telemóveis e internet. A televisão nascia em 1959 e José Videira recorda que a primeira de Vizela foi a do café do Lino (Universal) e que ao chegar a casa a sua mãe lhe perguntou como era a televisão e ele respondeu que era uma caixa que dava imagens.

Os pregões de então, o cantar dos reis, a fogueira de S. José, etc., os jogos artesanais, como o hóquei em campo que era jogado com um «troço» de couve, os mergulhos no rio Vizela e e referência às figuras típicas que marcavam cada uma o seu território (como a Ana da Casota, o Salustiano, o Fifas, o Luis Pis Pis, etc.), são maravilhas que vale a pena recordar pela mão deste vizelense.
JLV escreve, publica e faz a distribuição dos exemplares num contato pessoal e a pedido de muitas pessoas.
Uma forma de contar a história de Vizela pela mão de uma vizelense apaixonado eternamente pela sua terra e pelos amigos e família dedicando este trabalho às suas lindissimas netas.
Fimaos à espera do próximo trabalho literário.   

Partilhar