Faleceu ex-maestro António da Costa Vieira

Costa Vieira, antigo maestro da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense e ex-orientador do Grupo Coral de S. Miguel, com 89 anos de idade, encontrava-se doente, vindo a falecer esta madrugada.


O presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense, José Armando Ferreira Branco, que transmitiu ao ddV a triste notícia, disse a este órgão de informação, que Costa Vieira foi dos vultos mais importantes que passou por esta instituição.

Costa Vieira deixou descendentes na banda de Vizela como o seu filho Guilherme Vieira e os seus netos Eduardo Vieira e Helena Vieira.
O funeral do ex-maestro, deverá ter lugar amanhã, quinta-feira, em S. Miguel das Caldas-Vizela.
Na sede da Sociedade Filarmónica Vizelense foram içadas as bandeiras a meia haste.

PERCURSO
Costa Vieira, nasceu em 16 de outubro de 1924 (estava prestes a completar 90 anos).
Foi homenageado em 2009 pelo Município de Vizela pela sua dedicação à causa musical. Em 2000-2001 foi homenageado pelo Rotary Club de Vizela juntamente com Renato Costa.
Depois da Banda Velha ter sido desactivada há várias décadas atrás, alguns dos seus elementos transitaram para a Sociedade Filarmónica Vizelense que ficou momentaneamente reforçada, Costa Vieira tomou conta da regência levando-a a bom porto, até 1983, ano em que a Sociedade Filarmónica Vizelense se oficializa definitivamente.

Em 1984, já cansado, Costa Vieira é substituído pelo maestro Joaquim Ferreira da Costa. Ao fim de quatro anos, Ferreira da Costa assumiu por inteiro as suas funções na Banda da GNR de Lisboa e a banda vizelense, vendo-se sem maestro, recorreu novamente aos serviços de António Costa Vieira que por amor à Banda aceitou regressar com o compromisso de rápida transição. Seria rendido por um "aluno" seu, o atual maestro José Manuel Marques Guerra.




Partilhar