Centro Escolar de Ronfe concluído em dezembro

Presidente da Câmara Municipal de Guimarães testemunhou cumprimento dos prazos do novo equipamento educativo. Comunidade escolar começará a ocupar espaço no início de 2015.




As obras de construção do Centro Escolar de Ronfe, que servirá uma população máxima de 285 alunos, 25 do pré-escolar e 260 do 1º Ciclo, ficam concluídas no próximo mês de dezembro. O edifício está instalado junto à sede do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, ocupando um terreno com uma área de cerca 9.900 metros quadrados.
Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, acompanhado pela Vereadora com competências delegadas na área da Educação, Adelina Paula Pinto, verificou no terreno a evolução da empreitada, durante a realização de uma visita-guiada também participada pela Presidente de Junta de Freguesia de Ronfe, Adelaide Silva, pelo Presidente do Agrupamento de Escolas Prof. Abel Salazar, Silvério Silva, pelo Diretor do Departamento de Obras Municipais do Município de Guimarães, Joaquim Carvalho, entre técnicos municipais e corpo docente da escola.



Com um período de execução de 240 dias, a obra, orçada em 2.105.207,20 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, fica concluída dentro de dois meses. No início de 2015, decorrerá a transferência dos serviços da Escola de Gemunde para o novo estabelecimento. «Cada vez mais, os Centros Escolares assumem um papel relevante na preparação dos nossos alunos. É uma sensação excelente entrar num espaço com esta qualidade, que as crianças de Ronfe já mereciam», considerou Adelina Paula Pinto, afirmando que o novo edifício escolar irá «substituir a Escola de Gemunde».
Com esta aposta da Câmara Municipal de Guimarães, Silvério Silva enfatizou a «melhoria da qualidade do ensino em Ronfe», que se repercutirá no concelho, «por se tratar de um equipamento de excelência», disse. «Será um polo de promoção de aprendizagem e de sucesso educativo, mas também um polo atrativo de novos públicos e de fidelização de alunos no Agrupamento, adequando-se às atuais exigências do ensino», sublinhou o Presidente do Agrupamento de Escolas Prof. Abel Salazar.

Igual opinião partilhou Adelaide Silva, Presidente da Junta de Freguesia. «É um prazer quando verificamos que estamos a oferecer as melhores condições aos nossos alunos para aumentar a qualidade de ensino. Nestas instalações, um aluno será sempre um bom aluno porque terá à sua disposição as melhores condições. Que aprendam bem e que sejam felizes…», desejou a Autarca, «feliz pela realização de um sonho».

ESPAÇOS VERDES PREVALECEM

A configuração do Centro Escolar reflete um pátio central, onde se destaca um parque infantil, um campo de jogos e uma zona de lazer ajardinada, que será objeto de plantação de árvores de médio porte. Projetado pelo arquiteto António Pinto, o edifício adotou soluções que visam o conforto térmico. Nesse sentido, serão utilizados equipamentos que garantem uma elevada eficiência energética, entre eles, painéis solares, isolamento térmico de paredes ou palas de ensombramento. Todos os espaços de ensino e sociais dispõem de iluminação e ventilação natural, concorrendo nesse sentido para uma elevada poupança energética.

Na ala nascente, estão situadas as salas de aula do 1º ciclo, articuladas com um recreio específico, enquanto no corpo poente encontram-se as atividades do pré-escolar, contempladas igualmente com um recreio próprio com dimensões bastante generosas. Todos os espaços do edifício são estruturados à volta da sala polivalente, que é o espaço central do conjunto.

No corpo da infraestrutura, próximo da rua, ficarão a sala polivalente, a cozinha, a zona administrativa e a biblioteca. O espaço físico desenvolve-se num único piso, o que o torna acessível a utentes com mobilidade condicionada. No exterior, pontuada por um relógio, sobressai uma pequena torre, que conduz o universo escolar para um sentimento de segurança e ao mesmo tempo de descoberta, enquanto o relógio está associado ao conceito da pontualidade e do rigor.

Partilhar