Paulo Oliveira deverá sair em março de Comandante

Assembleia de ontem dos bombeiros deixou claro que a o atual comandante tem os dias contados no cargo. Direcção não tenciona renovar mandato com Paulo Oliveira que termina em março de 2015 por considerar que não foram cumpridos os objetivos. «Vamos tratar da sucessão na altura certa" - disse o Presidente João Costa. Paulo Oliveira assegura que vai levar mandato até ao fim e que a decisão da Direcção não tem fundamento.


João Ilídio Costa, presidente
João Ilídio Costa fez questão de frisar que não se tratava de uma questão pessoal mas sim porque o Comandante não cumpriu com aquilo que lhe foi exigido. O presidente frisou várias vezes que compete à direção decidir nesta vertente e que a decisão está praticamente tomada por toda a sua direção.

Paulo Oliveira tinha em mãos a ata da anterior assembleia que referia que a Direção reconhecia e louvava o trabalho do comando e corpo ativo e que de um momento para o outro passou a ter uma opinião diferente: «Há qualquer coisa que aqui não bate certo» - disse.
João Ilídio respondeu que se tratou de um agradcimento normal e que em março voltará a agradecer ao comandante pelo trabalho desenvolvido nos Bombeiros: «É norma desta casa agradecer» - disse.
A voz que mais se ouviu em defesa do atual comandante foi a do ex-comandante Rogério Caldas que frisou haver aqui perseguição a Paulo Oliveira só porque os dois são amigos.
O Presidente tornou a frisar que não havia nada de pessoal contra o comandante e lembrou a Rogério caldas que ele teve a coragem de apresentar a sua demissão na altura certa e que Paulo Oliveira não foi ainda capaz de se demitir mesmo sabendo que a direção não está satisfeita com o seu trabalho e a situação se tem vindo a piorar.

TRANSIÇÃO COMO SERÁ?
Para o presidente dos Bombeiros a transição deverá decorrer de forma ordeira. João Ilídio Costa diz que compete ao Comandante preparar o Corpo Ativo, "sem grandes alaridos", para a sua hipotética saída.
O Presidente, interrogado por um associado que quis saber se há na corporação alguém capaz de substituir Paulo Oliveira ou se será chamado um comandante de fora, acrescentou que esse assunto neste momento não se põe lembrando que uma corporação pode ficar sem comandante vários meses que não morre por aí. Assim a acontecer o comando da corporação de Vizela poderá ficar entregue ao 2º comandante Carvalho (presente na sala) a  partir de Março caso este seja convidado e aceite.
O associado Júlio Costa e  o ex-presidente António Manuel Pacheco alertaram que a situação de transição do Comando poderá trazer problemas à instituição e que deve merecer o máximo cuidado no trato.
João Ilídio Costa a dada altura elevou a voz para dizer que estava ali em defesa da Real Associação e que não estava agarrado ao lugar: «Na altura em que eu sentir que sou prejudicial a esta casa vou-me embora».
O presidente da Assembleia, general Cipriano Alves, disse que todos os contratos têm um princípio e fim e que os mesmos são válidos apenas por esse período: «Na minha carreira militar fui nomeado inúmeras vezes e chegado ao fim dos contratos saí naturalmente» - disse.

DEZ COMANDANTES EM 137 ANOS

A Real Associação de Bombeiros (hoje escrevesse «de» e não «dos» conforme alteração dos estatutos) Voluntários de Vizela contou com dez comandantes em 137 anos de vida:

De 1877 ATÉ 2014

1 - Armindo Pereira da Costa

2 - José Ribeiro Ferreira
3 - António Feliciano Silva Caldas
4 - Tenente Joaquim da Silva Caldas
5 - Alfredo Alves Ferreira de Brito
6 - Flávio Faria
7 - António Montenegro Mendonça Pinto
8 - Américo Oswaldo Marinho Fernandes
9 - Manuel Rogério Pinto Caldas
10 - Paulo Oliveira



OBRAS NO QUARTEL E VIATURAS
Nesta assembleia foi apresentado um projeto ambicioso de renovação de algumas áreas do quartel desde a parada (que vai dispor de um lago depois de nivelada), passando pela Casa Museu que vai receber um teto falso novo, um novo acesso ao piso superior e a sala restaurante dos bombeiros.
A antiga casa do quarteleiro   vai ser restaurada e dará lugar a um apartamento.
Dois veículos de combate a incêndios e ambulâncias bem assim como um atrelado vão ser compradas e dois veículos vão para abate.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2015 foram aprovados por maioria.



Partilhar