FELIZ NATAL

Aulas de desporto gratuitas para grávidas

As Câmaras Municipais de Guimarães e de Vizela juntaram-se ao Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, à Universidade do Minho e ao ACES do Alto Ave numa iniciativa inovadora e pioneira de promover a prática de exercício físico durante a gravidez.

O projeto intitula-se «Barriguinhas Desportistas» e é da responsabilidade do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital, tendo sido pensado e elaborado especialmente para grávidas. Os objetivos são combater o sedentarismo e o aumento ponderal excessivo durante a gestação, assim como fomentar práticas e estilos de vida saudáveis nesta fase tão especial da vida da mulher.

O programa desportivo é gratuito e pode ser integrado por qualquer grávida de Guimarães e Vizela, em qualquer idade gestacional. É constituído por 3 aulas semanais, lecionadas por professores de educação física com formação específica nesta área, tendo início no próximo mês de novembro.

Em Guimarães as aulas decorrerão às terças e quintas, das 18h30 às 19h30, e ainda aos sábados, das 18h00 às 18h45, no Pavilhão Multiusos. Em Vizela as aulas terão lugar às segundas, terças e quintas, das 18h30 às 19h30, no Centro Escolar S. Miguel.
Com esta iniciativa, as entidades colaboradoras esperam melhorar a qualidade de vida das grávidas pertencentes aos Concelhos de Guimarães e Vizela.