"Chicharrita" novo livro de José Videira

É mais uma viagem à Vizela de antigamente escrita pela mão do vizelense José Lopes Videira onde a amorosa ciganita Chicharrita é a protagonista principal


José Lopes Videira
A narrativa publicada em livro de 94 páginas (em letra visível de corpo alto para facilitar a leitura) faz parte da colectânea de contos, intitulada Histórias Extraordinárias e Estapafúrdias de Vizela da autoria de José Lopes Videira.
O conto (nem de propósito) inicia com a história verídica de uma escaramuça ocorrida em Vizela em 1896 entre bombeiros, uns de um lado apoiando uma manifestação de regozijo pelas conquistas em Africa contra o rei rebelde Gungunhana, que fora capturado e três bombeiros que se insurgiram contra o comandante porque viram naquele ato em África atitudes pouco dignas contra a população africana. E depois disto chega Chicharrita a Vizela, a bela cigana...ou será que não era cigana que se apaixona por um médico vizelense que a leva a passear de barco para a Ilha dos Amores entre outras peripécias espatafúrdias.
José Videira vale-se, entre outra documentação, da grande memória de seu pai para escrever estes livros sendo o seu progenitor uma das pessoas mais idosas de Vizela e com mais conhecimentos sobre a Vizela antiga. A sua paixão por Vizela é enorme. Escreve por prazer desejando que locais de outrora e estabelecimentos como os hóteis e pensões que proliferavam em Vizela e figuras vizelenses que muitos recordam, fiquem imortalizados nos seus escritos.
O livro não se encontra à venda em locais públicos podendo ser conseguido junto do seu autor.

Partilhar