Apresentação do livro de Atas da Avicella

Decorreu a apresentação do livro de Atas da Avicella resultado das 3ªas e 4ªas Jornadas de Patrimínio local que aconteceu no dia 19 de março de 2016, pelas 18:00 horas, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela.




A sessão foi iniciada pela presidente da Associação Avicella, Dra Ana Luisa Alves, agradeceu à CMV, à União das freguesias de Caldas de Vizela (S Miguel e S. João), à farmácia Campante e à Fundação Jorge Antunes pelo apoio financeiro para a edição destas atas. Agradecendo a presença dos representantes das forças vivas vizelenses e de todos os presentes passou a palavra à Vereadora da cultura Dra Dora Gaspar, em representação do município enalteceu o trabalho e esforço desta associação em prol da cultura.

A sessão de apresentação do Livro Atas do Património local foi efetuada pelos professores Manuel Abreu e Ana Isabel e pelo Dr Filipe Salgado.

Iniciada a sessão foi apresentado um apontamento cultural e do património musical executado pelo João Teixeira e na parte final um outro momento protagonizado por Cláudia Malta acompanhada à guitarra pelo seu professor de canto João Terleira. Foi efetuado um agradecimento à SFV e à academia de música e Vizela não só por este contributo musical mas pelo que tem feito pela cultura musical no território vizelense e não só.

Manuel Abreu expressou o seu reconhecimento ao meu amigo Antero, um apaixonado pela história e no que à educação diz respeito e, depois, pelo excelente trabalho gráfico colocado neste livro. Prosseguiu considerando esta Atas um marco e conforme referiu no texto de apresentação do primeiro livro de atas de março de 2006 as jornadas do património promovidas pela Avicella Associação Cultural “constituíram uma verdadeira porta aberta e criaram um espaço que permitiu dar visibilidade à investigação que se tem feito sobre o território de Vizela e regiões confinantes” e vêm contribuir para o enriquecimento e somatório de um espólio que se pretende seja apropriação de todos

Salientou o contributo excecional dos protagonistas desta sessão, amantes do património local, os investigadores: Maria José Pacheco, Célia Fernandes, Pedro Lopes Barbosa, Antero Ferreira, Maria Manuela Cunha, José Eugénio Silva, Pedro Marques e Adelino Campante que permitiram que a publicação destas atas, se materializasse em forma de livro e fossem hoje uma realidade.


Esta publicação reúne um importante conjunto de estudos sobre a História de Vizela apresentados nas edições das últimas Jornadas de Património Local, promovidas por esta Associação.



Índice das Jornadas de Património Local



ORIGENS DE UM CENTRO URBANO NO SÉCULO XIX

Maria José de Freitas Pacheco

MEMÓRIAS DE VIZELA

Célia Fernandes

VIZELA NO BILHETE-POSTAL ILUSTRADO: DO COLECIONISMO À FONTE HISTÓRICA

Pedro Lopes Barbosa

OS ROSTOS DE BRÁULIO CALDAS

Antero Ferreira

AS TERMAS DE VIZELA – O DESTINO TURÍSTICO DA ELITE PORTUGUESA

Maria Manuela Ferreira da Cunha

A ÁGUA – A ALMA MATER DE VIZELA

José Eugénio Carvalho da Silva

PATRIMÓNIO RELIGIOSO IMATERIAL E MATERIAL. VIZELA E ARREDORES

Pedro Marques

A REDE VIÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DE VIZELA

Adelino Campante

Partilhar