Chuva, neve e muito frio neste fim de semana

O fim de semana, onde em Vizela se comemora a elevação a Concelho e os 50 anos do CNE de S. Miguel, vai ser marcado pela chuva, ocorrência de trovoadas, queda de neve e descida da temperatura máxima da ordem dos três a sete graus Celsius.



Segundo a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a "chuva começou a cair hoje na faixa costeira ocidental, no litoral oeste, devido à aproximação de uma superfície frontal fria".

"A precipitação vai continuar e evoluir do litoral para o interior. A precipitação mais intensa será entre o meio da manhã e o meio da tarde" desta sexta-feira, indicou.

De acordo com Ângela Lourenço, durante o fim de semana, o cenário já é de regime de aguaceiros com alguma instabilidade. "Estamos a prever chuva, ocorrência de trovoadas e não é de excluir a queda de granizo. Vamos ter também o regresso da neve, que hoje deverá ocorrer nos pontos mais altos da Serra da Estrela e depois, durante o fim de semana, a quota desce para valores da ordem dos 1.200/1.400 metros e deverá manter-se nesses valores", salientou.

Quanto ao vento, segundo a especialista, deverá ser essencialmente fraco a moderado, a predominar do quadrante oeste.

"Hoje, vamos ter uma descida da temperatura máxima da ordem dos três a sete graus em todo o território e as mínimas vão descer ligeiramente durante o fim de semana, mas não muito significativamente", sublinhou.

Ângela Lourenço adiantou que a ocorrência de aguaceiros e a possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela vai fazer-se sentir ainda no início da semana. "A tendência é para que a partir de terça-feira a situação melhore", concluiu.

Partilhar