Hospital de Guimarães realiza rastreios gratuitos à pele

Integrado nas atividades dos 25 anos do Hospital de Guimarães, no próximo dia 11 de maio o Hospital volta a participar na iniciativa «Euromelanoma» com a realização de rastreios gratuitos à pele para despistar eventuais lesões suspeitas. Um total de 21 consultas de rastreio poderá ser agendado para esse dia.


O Euromelanoma é uma campanha com o objetivo de sensibilizar a população para os fatores de risco do melanoma. A tónica é colocada na necessidade de prevenir a diagnosticar precocemente a doença.

Catarina Vilarinho, dermatologista do Hospital, salienta a importância destes rastreios «porque permitem veicular informações que devemos ter sempre presentes como a necessidade de proteção solar ativa. Até há dez, vinte anos não havia preocupação com a exposição solar excessiva. Estas iniciativas servem não tanto para detetar cancros da pele, mas sobretudo para que as pessoas estejam atentas e que no momento de dúvida recorram ao médico de família ou ao especialista para que o diagnóstico seja precoce. É importante que seja feito atempadamente especialmente quando falamos de melanomas. É também importante incentivar a realização de autoexames, como acontece noutros casos. Cada pessoa deve estar atenta a situações que aparecem de novo no seu corpo».

A Dermatologista refere também os cuidados que devemos ter com a exposição solar. «Fazer uma proteção solar consciente, usar protetores com fatores de exposição solar nunca inferiores a 30 (reaplicando de duas em duas horas) usar óculos de sol, chapéu, roupa, não fazer exposição solar entre as 11h00 e as 17h00 e evitar as superfícies refletoras (item muitas vezes esquecido)», frisa Catarina Vilarinho.

Utilize o telefone para agendar o seu rastreio: 253 540 330.

Partilhar