Prémio José Saramago 2015 este mês em Guimarães para conversar com vimaranenses

Biblioteca Municipal Raul Brandão recebe nomes da literatura nacional, no âmbito do “Festival Húmus”. Personalidades do mundo da escrita em Guimarães, todos os meses, até março de 2017.




O autor Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prémio José Saramago 2015, estará em Guimarães no próximo dia 16 de junho, às 18:45 horas, para participar na iniciativa mensal “Escritor no Concelho”, promovida pela Biblioteca Municipal Raul Brandão, no âmbito do Festival Literário de Guimarães – Húmus, que assinala as comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão.

O convidado de junho estará à conversa com o escritor Pedro Vieira, num diálogo onde a participação do público terá um papel fundamental, abrindo-se a possibilidade de serem colocadas questões à personalidade do mês numa iniciativa que privilegia a interação e que trará a Guimarães doze nomes da literatura nacional, depois de Afonso Cruz ter protagonizado a estreia da rubrica.


Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978 e licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Em 2002, uma incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no “DN Jovem”, revista “Atlântico” e jornal “i”. É crítico literário, tradutor e autor do “Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa” e do blogue Circo da Lama. É editor adjunto da revista “LER” e assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.


Com o seu primeiro romance, “As Primeiras Coisas”, Bruno Vieira Amaral conseguiu a rara proeza de arrecadar quatro importantes prémios da literatura portuguesa: Livro do Ano 2013 da revista “TimeOut”, Prémio Fernando Namora 2013, Prémio PEN Narrativa 2013 e, em 2015, o Prémio José Saramago. Em 2016, foi eleito uma das “Ten New Voices from Europe”, escolhidas pelos jurados da plataforma Literature Across Frontiers.

Partilhar