PSD critica visita de ontem do Secretário de Estado, Jorge Gomes aos Bombeiros de Vizela e Vila Verde

Comunicado da Comissão Política Distrital do PSD de Braga, assinado pelo presidente Eng. José Manuel Fernandes, a propósito da participação direta e assumida do Secretário de Estado da Administração Interna «enquanto governante em iniciativas do Partido Socialista e seus deputados».

Secretário de Estado tenta partidarizar bombeiros

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, participa hoje em visitas e iniciativas em corporações de bombeiros do distrito de Braga, nomeadamente em Vizela e Vila Verde, organizadas por deputados do Partido Socialista e no âmbito de um programa de ação partidária.
Como se pode constatar nas comunicações por email em anexo, são os deputados do PS que assumem a organização da ação e dos encontros nas corporações de bombeiros e com demais organizações de protecção civil convidadas, cabendo ao Secretário de Estado da Administração Interna, como se percebe do pedido de reunião, o papel de acompanhante dos deputados socialistas enquanto membro do governo e não como elemento afeto ao PS.
O que faz um Secretário de Estado em funções, em dia de trabalho, a acompanhar visitas de deputados do PS? Em que medida é que isso é relevante nas suas funções como governante? Em que medida é que isso representa as funções que lhe foram confiadas pelos Portugueses?
Ao integrar como governante estas iniciativas, ao lado de deputados de um único partido e que se assumem também como organizadores, o Secretário de Estado da Administração Interna está a procurar partidarizar os bombeiros e as demais associações e instituições de proteção civil convidadas. O que obviamente nunca sucederá, porque  estas instituições estarão sempre acima dos partidos e nunca se deixarão partidarizar.
É inaceitável que um Secretário de Estado ou qualquer outro membro do governo patrocine eventos partidários no exercício das suas funções de Estado. Objetivamente, o Secretário de Estado da Administração Interna está a violar as regras de um Estado de Direito e o regular funcionamento das instituições e da democracia.
Há nesta atitude abuso de poder e tentativa de tráfico de influências a favor dos interesses do Partido Socialista, o que é uma prática intolerável do ponto de vista político e democrático.
A presente situação torna-se ainda mais grave, porque ocorre num momento em que o principal objectivo devia ser a união DE TODOS no combate aos fogos, o Governo promove a divisão.

Braga, 25 de julho de 2016

O Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Braga
José Manuel Fernandes

Partilhar