Loja do Sol: pronto-a-vestir mais antigo de Vizela mudou de gerência

Situadas na rua da Rainha, as três lojas passaram para a gerência dos funcionários Vitor Martins e Hélder Azevedo. Dia 14 de novembro a Loja do Sol, fundada por Horácio Borges, fará 60 anos.


Pode-se dizer que a tradição voltou a cumprir-se em relação à Loja do Sol, o mais antigo estabelecimento de pronto-a-vestir de Vizela perto a concluir 60 anos de existência: se há uns anos atrás foi o funcionário José Alcino Ferreira a assumir a gerência da Loja do Sol (e outras que entretanto surgiram no Grupo Loja do Sol), desta vez o testemunho também foi passado para dois zelosos funcionários, no caso Vitor Martins (habitualmente ao balcão da Loja do Sol Popular na mesma rua) e Hélder Azevedo (habitualmente ao balcão da primitiva Loja do Sol).

Depois do fundador Horácio Borges também o seu filho José Borges foi sócio-gerente da Loja do Sol até que José Alcino Ferreira assumiu individualmente em 1996 aquele estabelecimento e a Loja Popular abrindo de seguida a Pikachu (roupa infantil) na mesma rua e mais tarde a Top Four e Top Five no Fórum Vizela, constituindo cinco estabelecimentos de roupas do Grupo Loja do Sol.
Vitor Martins e Hélder Azevedo serão sócios-gerentes exclusivos apenas das três lojas da rua da Rainha, onde se inclui a Loja do Sol, a Loja do Sol Popular e a Picachu.
Votos de muito sucesso.

O HISTORIAL
Horácio Borges

Criada em 14 de novembro 1956 por Horácio Borges, a Loja do Sol, sita na Rua da Rainha, foi no seu princípio aquilo que se designava por “loja de fazendas”, onde se comercializava todo o tipo de retrosaria, tecido a metro, fios de algodão e lãs, lingerie e outras peças de vestuário. Com a evolução dos tempos, no início dos anos oitenta e já com José Alcino Ferreira, como sócio gerente, tomou novos rumos e passou a acompanhar as tendências que se faziam sentir, remodelando-se completamente, tornando-se um moderno pronto a vestir, em que a moda, qualidade e bom preço, foram as armas do sucesso. A partir de 1996, com José Alcino sozinho ao leme e criada já a Loja do Sol Popular (1993), uma loja que, como o nome indica, com preços populares e situada na mesma rua um pouco abaixo da casa mãe, começa a desenhar-se aquilo que se transformaria no Grupo Loja do Sol. Para preencher um vazio que, então, se fazia sentir na nossa região, nasceu ainda na mesma rua uma nova casa, a Pikachu, dedicada à moda infantil, uma homenagem a todas as crianças da região. Quase em simultâneo, aparece um novo espaço comercial e habitacional em Vizela, chamado Fórum Vizela. Surge nova oportunidade e assim nasce mais uma casa do Grupo Loja do Sol, que sendo a quarta loja a integrar o grupo, e que vendendo vestuário de marcas de prestígio e de topo, recebe o nome de Top Four. Mais uma aposta, se bem que arrojada, num produto que José Alcino Ferreira bem conhece, o que configurou a certeza de um novo êxito. Porém, a história não termina aqui e, recentemente, também no Fórum Vizela, foi inaugurada uma nova loja do grupo. Uma loja de moda jovem, para homens e mulheres, que gostam de vestir bem, com qualidade e bom gosto. Uma casa diferente que, era urgente criar em Vizela, e que sendo a quinta loja do grupo se designa de Top Five.

Partilhar