Moreira de Cónegos apresenta Brigada Verde ambiental

Concelho de Guimarães tem mais uma equipa ambiental. Fermentões, Ponte, União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Escola Profissional CISAVE, Longos e Aldão também já constituíram as suas Brigadas Verdes.



A Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos apresentou publicamente a sua Brigada Verde, constituída por uma dezena de voluntários que vão cuidar dos espaços verdes e do rio Madalena, linha de água que atravessa o Parque de Lazer da vila, local onde decorreu a sessão pública de apresentação.

A proposta, lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.


«Queremos ter um rio limpo e atrativo! Moreira de Cónegos só podia responder afirmativamente à proposta do senhor Presidente de Câmara», disse Paulo Renato, Presidente da Junta de Freguesia. «O Antero e o Jorge, bem como toda a equipa que faz parte desta Brigada Verde, estão atentos e contactam logo com as autoridades, sempre que ocorre algo menos positivo no ambiente», acrescentou.


«Permitir a fruição da natureza» é, de acordo com o Presidente do Município de Guimarães, um dos objetivos da criação das Brigadas Verdes. «Agradeço a participação e o envolvimento de todas as pessoas, pois este é o caminho de futuro! É o caminho da biodiversidade, da proteção dos recursos hídricos, da qualidade do ar, é um caminho bom para nós e para quem nos sucede! O património natural é um bem comum e não há nenhum interesse particular que se sobreponha ao interesse comum», afirma Domingos Bragança, que anunciou um acordo com os Municípios de Felgueiras e Vizela na vigilância do rio Vizela, que atravessa as vilas de Moreira de Cónegos e Lordelo.

Partilhar