S. BENTO PADROEIRO DE VIZELA...11 de JULHO. SEJA BEM VINDO

Moreira de Cónegos apresenta Brigada Verde ambiental

Concelho de Guimarães tem mais uma equipa ambiental. Fermentões, Ponte, União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, Escola Profissional CISAVE, Longos e Aldão também já constituíram as suas Brigadas Verdes.



A Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos apresentou publicamente a sua Brigada Verde, constituída por uma dezena de voluntários que vão cuidar dos espaços verdes e do rio Madalena, linha de água que atravessa o Parque de Lazer da vila, local onde decorreu a sessão pública de apresentação.

A proposta, lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.


«Queremos ter um rio limpo e atrativo! Moreira de Cónegos só podia responder afirmativamente à proposta do senhor Presidente de Câmara», disse Paulo Renato, Presidente da Junta de Freguesia. «O Antero e o Jorge, bem como toda a equipa que faz parte desta Brigada Verde, estão atentos e contactam logo com as autoridades, sempre que ocorre algo menos positivo no ambiente», acrescentou.


«Permitir a fruição da natureza» é, de acordo com o Presidente do Município de Guimarães, um dos objetivos da criação das Brigadas Verdes. «Agradeço a participação e o envolvimento de todas as pessoas, pois este é o caminho de futuro! É o caminho da biodiversidade, da proteção dos recursos hídricos, da qualidade do ar, é um caminho bom para nós e para quem nos sucede! O património natural é um bem comum e não há nenhum interesse particular que se sobreponha ao interesse comum», afirma Domingos Bragança, que anunciou um acordo com os Municípios de Felgueiras e Vizela na vigilância do rio Vizela, que atravessa as vilas de Moreira de Cónegos e Lordelo.