"A verdade dos factos"

Cidália Faria, candidata da Coligação Vizela para Todos PSD-CDS à União de freguesias da cidade de Vizela, emitiu um comunicado de imprensa que se publica aqui na íntegra.


COMUNICADO
A VERDADE DOS FACTOS

Pela transparência!
Na sequência das eleições realizadas a 01 de outubro e consequentes resultados, a realidade politica concelhia modificou-se. De sucessivas maiorias absolutas do PS, assistimos hoje a novos desafios à governação impostos pelas maiorias relativas na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em duas freguesias: Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João) e Santa Eulália.

Neste enquadramento, foi estabelecido um ACORDO entre a Coligação “Vizela é para Todos” e o “Movimento – Vizela Sempre” o qual, como foi amplamente divulgado, diz única e exclusivamente respeito à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.
Quanto, às freguesias, ficou estabelecido que os seus eleitos encontrariam as melhores soluções que melhor se justificassem, pensando sempre na defesa intransigente dos seus fregueses.
Neste pressuposto, eu, Cidália Faria, enquanto elemento da Coligação “Vizela é para Todos” e eleita à Assembleia de Freguesia pela mesma força política, espero que o referido acordo possa refletir-se positivamente nas freguesias através do cumprimento de medidas que a Coligação sempre defendeu e que valorizam e dignificam a ação de proximidade das freguesias.

No imediato, mas não em exclusivo, o incremento das transferências orçamentais para as freguesias e, simultaneamente, a incorporação de obras concertadas com os executivos das freguesias nas Grandes Opções do Plano Municipal, são de absoluta necessidade e devem, de imediato seguir o seu curso, com vista ao desenvolvimento dessas freguesias.

Reforce-se que não obstante ter sido celebrado um ACORDO para a Câmara e Assembleia Municipal entre as forças políticas supra-citadas, nunca fez parte do âmbito do aludido acordo, a sua replicação direta para as freguesias.
 
Assim e na sequência da notícia veiculada pela Radio Vizela no seu sitio online sob a epígrafe “Há entendimento entre MVS e Coligação na freguesia da cidade”, cumpre-me, em meu nome e em representação do grupo que represento, esclarecer os Vizelenses sobre a realidade dos factos.
Enquanto líder da lista candidata à assembleia de freguesia de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João) pela “Coligação Vizela é para Todos” fui contactada pelo Sr. Mário José Oliveira, na segunda-feira, dia 16 de outubro.
Decorrente deste primeiro contato, acedi a encontrar-me com o mesmo, em lugar público, no centro da cidade. Neste encontro, foi-me proposto um acordo que implicaria a ocupação de lugares na Mesa da Assembleia de Freguesia e/ou no Executivo.
De imediato partilhei com o Sr. Mário José Oliveira a minha indisponibilidade pessoal para ocupar qualquer cargo.

No entanto, como não sou a única eleita pela Coligação “Vizela é para Todos” na Assembleia de Freguesia de Caldas de Vizela e sendo a líder orgulhosa de um grupo de Vizelenses que se interessa pela sua terra e que comigo se apresentaram a eleições, comprometi-me a fazer saber a esse mesmo grupo a proposta apresentada e que da decisão de todos sairia a minha.
Assumi ainda, o compromisso de, no dia imediatamente a seguir, (terça-feira) lhe comunicar a decisão do grupo (eleitos e não eleitos).
Assim, o fiz.
Na terça-feira ao fim da tarde, voltei a encontrar me com o Sr. Mário José Oliveira para lhe comunicar que, por vontade minha e do grupo que lidero, não haveria lugar a qualquer acordo.
Fiz também saber que, como democratas, reconhecendo a escolha dos Vizelenses no dia 01 de Outubro, não iríamos dificultar a formação do executivo, na 1ª Assembleia de Freguesia, a ocorrer na quinta-feira seguinte (19/10/2017).

O cidadão, que encabeçou a lista mais votada para a Assembleia de Freguesia de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João) Sr. Mário José Oliveira, aceitou a nossa decisão, mostrando-se respeitador da mesma.
Neste seguimento entendeu transmitir-me a sua decisão de ouvir os membros da Assembleia de Freguesia na construção do orçamento para a Freguesia de Caldas de Vizela antes mesmo de o sujeitar a aprovação na Assembleia de Freguesia.
Esclareça-se também que fruto da relativa originalidade dos resultados eleitorais verificados, foram também estabelecidos normais contatos com a outra força política eleita, esclareça-se os eleitos pelo Partido Socialista. Destes contatos, e do mesmo modo, não foram estabelecidos quaisquer acordos que não o de colaborar sempre que o interesse da freguesia assim o exigisse.
Posto isto.
Obviamente que, sempre que for chamada para dar o meu contributo para o que realmente importa, nomeadamente, o desenvolvimento da nossa freguesia e o bem-estar da nossa comunidade, estarei disponível.
Colaborarei com todos aqueles que queiram trabalhar por uma freguesia melhor, sejam eles, executivo ou oposição.
Assim, tal como aprovarei todas as propostas que sirvam os interesses dos Vizelenses, também rejeitarei todas as que os prejudiquem.
Saibam os Vizelenses, Sanjoanenses e Miguelenses, que o único compromisso de Cidália Faria e do grupo que lidera, é para com a população e o seu bem-estar.

Partilhar