Provedor da Santa Casa da Misericórdia promete nova creche e melhorar a folha salarial dos funcionários

Executivo municipal esteve presente na Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Vizela onde ouviu Avelino Pinheiro a falar dos novos projetos daquela instituição.


Como é da tradição, a Santa Casa da Misericórdia de Vizela promoveu a habitual festa de Natal que começou pela manhã com a missa celebrada no Lar, o almoço entre dirigentes, convidados e utentes do ampliado e restaurado Lar Torres Soares.
Victor Hugo Salgado marcou presença pela primeira vez neste convívio natalício na qualidade de presidente da Autarquia e Joaquim Meireles, Jorge Pedrosa e Agostinha Freitas como vereadores. Dora Gaspar também esteve presente e João Ilídio Costa assistiu às cerimónias matinais não tendo participado no almoço por compromissos pessoais.
A primeira intervenção (bastante calorosa) coube a Cipriano Alves, com o presidente da Assembleia Geral de Irmãos da Santa Casa a dizer que sentia um enorme prazer em falar para «toda esta juventude aqui à minha frente» referindo-se aos idosos que o ouviam de sorriso nos lábios.
Cipriano Alves disse estar orgulhoso "por em boa hora ter incentivado o Dr. Avelino Pinheiro a ser o substituto do anterior Provedor salientado o seu humanismo e dedicação mas também a sua veia artística visto que foi o próprio Provedor que decorou os corredores do lar e jardins tendo pintado nas paredes quadros interessantes.
A intervenção de Avelino Vaz Pinheiro foi interrompida com duas fortes ovações sobretudo quando o Provedor disse reconhecer que os funcionários daquela instituição fazem um trabalho "duro" e corajoso sendo merecedores de salários que correspondam a esse esforço e dedicação. Todos os presentes aplaudiram interrompendo o discurso.
Avelino Pinheiro, que estava ladeado pelo anterior provedor Domingos Vaz Pinheiro para quem foram lançados rasgados elogios por todos os presentes em função do trabalho desenvolvido naquela instituição, anunciou que essa compensação salarial acima do que a Lei prevê, será efetuada logo que seja concluída a nova creche cujas obras arrancam em 2018 e vai merecer um esforço financeiro por parte da instituição. O Provedor aproveitou a presença de Victor Hugo para lembrar as reuniões que já foram mantidas entre a autarquia e a Santa Casa de forma a estas duas entidades prosseguirem de mãos dadas em projetos que visam servir o Concelho de Vizela e sua população.
Victor Hugo Salgado, nas pessoas de Domingos Pinheiro e Avelino Pinheiro, agradeceu tudo quanto a Santa Casa tem feito por Vizela, pelo concelho, pela população referindo que aquela instituição era muito mais do que aquela sala salientando as outras valências, como a infantil, recordando que as crianças àquela hora viajavam para o Coliseu do Porto para assistirem a uma sessão do circo. O presidente da Câmara salientou que a SCMV, "e todas as IPPS do concelho", exerce um papel social que competia à autarquia desempenhar e que por isso estava grato àquela instituição concluindo que o apoio municipal será uma realidade para a construção da nova creche.
A festa sempre bonita do Lar Torres Soares prossegui tarde fora.


Partilhar