Padre Armando Freitas foi ontem a sepultar

Exerceu funções de arcipreste Guimarães-Vizela e celebrou diversas vezes a Missa Campal de S. Bento das Peras. Tinha 82 anos de idade.


2008 - Padre Armando na missa de S. Bento do lado esquerdo do Padre Constantino atual arcipreste.

A Arquidiocese de Braga anunciou o falecimento do Padre Armando Luís de Freitas, pároco de Fermentões.

O funeral realizou-se ontem à tarde na paróquia de Sta. Eulália de Fermentões sendo a missa de corpo presente celebrada por D. Jorge Ortiga e com a presença do atual arcipreste P. Constantino Matos de Sá.
O Padre Armando Freitas era um grande admirador do Santuário de S. Bento das Peras-Vizela.

“A Arquidiocese de Braga, o arciprestado de Guimarães e Vizela, e as comunidades paroquiais de Azurém, Cavalões, Penselo e Fermentões, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, diz a arquidiocese em comunicado.

O padre foi ordenado sacerdote em 1960. Após a sua ordenação, foi nomeado vigário cooperador da paróquia de Azurém, arciprestado de Guimarães. Passados quatro anos, foi nomeado pároco de Cavalões, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão. Um ano depois é nomeado pároco de Fermentões, arciprestado de Guimarães.

Em 1994 licenciou-se em história. E em 1995 é nomeado pároco de Penselo, arciprestado de Guimarães em acumulação com Fermentões. Foi arcipreste do arciprestado de Guimarães e Vizela no quinquénio 2004-2008. Em 2012 foi dispensado da paroquialidade de São João Baptista de Penselo, continuando com a paroquialidade de Santa Eulália de Fermentões.

Apenas em 2017, foi dispensado, a seu pedido e por razões de idade, do serviço pastoral.

Partilhar