S. Paio de Vizela inaugurou Fonte de S. Gonçalo



Domingo foi dia de festa das famílias da União de Freguesias de S.Paio Tagilde, evento que teve lugar no Parque de Lazer de S. Paio com a presença de centenas de pessoas.


O ponto alto foi a inauguração de um novo espaço atrativo, a Fonte de S. Gonçalo (de Amarante, beato que foi pároco em S. Paio de Vizela e nasceu na freguesia ao lado de Tagilde).
O novo reduto consta de uma gruta, uma mini ponte pedonal em madeira, um descritivo com a narrativa de um milagre de Gonçalinho e muita água cristalina corredia, bem precioso que é um dos atrativos deste parque.
O terreno dedicado à Fonte de S. Gonçalo foi oferecido por Maria Deolinda Pinto Simões Ferreira (irmã do antigo padre Simões, pároco de S. Adrião de Vizela) que juntamente com o presidente da autarquia António Ferreira descerrou a placa inaugurativa.
O autarca de S. Paio-Tagilde fez um grande agradecimento à benemérita e falou depois da importância do novo «cantinho» do parque de lazer tendo ainda agradecido ao presidente da Cãmara de Vizela e ao vice-Joaquim Meireles ambos presentes.

HONRAR A HISTÓRIA DO CONCELHO
Victor Hugo Salgado destacou o facto de António Ferreira criar espaços que são utilizados, contrariamente a outros que inauguram parques que não são frequentados, destacando também a preocupação do presidente da União de Freguesias em preservar a história: «Costumo dizer que um povo que não preserva a sua história não sabe de onde vem nem para onde vai, por isso este memorial a S. Gonçalo é mais um pedaço de história. O Sr. Ferreira construiu aqui uma ponte e é isso que nós queremos construir brevemente em ponto maior para a circulação rodoviária unindo a freguesia de Tagilde a Santo Adrião » - disse o edil que também agradeceu a Deolinda Simões a oferta do terreno.

A benemérita disse sentir-se feliz em contribuir para o progresso e embelezamento daquele parque sendo também grande devota de S. Gonçalo.
A festa prosseguiu no palco e nas mesas de farnéis que encheram o recinto não faltando "viagens" em slide (ver vídeo) onde os políticos quiseram também mostrara sua audácia.

COMO CHEGAR AO PARQUE
A entrada para o Parque de Lazer de S. Paio faz-se muito perto da igreja desta freguesia. Em frente ao Café Cruzeiro mete-se à esquerda para baixo. O espaço é grande e oferece boas condições para convívios. Dispõe de um passadiço que liga à freguesia de Tagilde rodeado de belas imagens naturais.

DEOLINDA SIMÕES ofereceu o terreno para a Fonte de S. Gonçalo

Partilhar